Mulheres do campo e das cidades, representantes de movimentos sociais, sindicais, do cooperativismo, da agricultura familiar e lideranças políticas lotaram, neste sábado (27), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Feira de Santana, na primeira plenária do mandato da deputada federal, Elisangela Araújo. Elisangela tomou posse na última quarta-feira, na Câmara Federal, em substituição a Zé Neto, que se licenciou para se dedicar às eleições de Feira de Santana.
Emocionada, Elisangela relembrou a sua vida no campo, como trabalhadora e filha de agricultores familiares, citou seu envolvimento nos movimentos sociais, com as causas populares, falou da sua trajetória na vida pública e ressaltou o compromisso em defesa dos direitos da classe trabalhadora. “Eu não ando só, nunca estive. Ao longo da minha trajetória sempre estive rodeada de amor, de carinho, de apoio e fortalecida pela parceria de quem acreditou em mim e nos meus ideais de luta em prol da classe trabalhadora e da agricultura familiar. Cito minha família, meu filho, tantas mulheres, a militância, companheiras e companheiros de partido, o senador Jaques Wagner, Rui Costa e o nosso líder e querido governador Jerônimo. Eu também escolhi Feira para viver e, neste dia, o ato simbólico de posse do meu mandato tinha que ser nessa cidade. Gratidão a todas as pessoas por eu ser a mulher que sou hoje. Continuarei na luta lá no Congressos e todas as mulheres fiquem tranquilas porque vocês também são pauta nossa”, afirmou.
Presente ao evento, o pré-candidato à Prefeitura de Feira de Santana, Zé Neto, disse que a presença de Elisangela na Câmara Federal fortalece o projeto político liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues. “Eu tomei essa atitude de estar integralmente em Feira, porque confio em Elisangela, em nosso projeto e na necessidade de reverter o que está acontecendo nas grandes cidades, como Feira de Santana. Esse mandato de Elisangela, do jeito que ela é articulada, eu não tenho dúvida, que vai ser super importante para as mulheres, para a nossa cidade, para o campo e distritos, para todos nós”, afirmou.
Por vídeo, o governador Jerônimo Rodrigues falou sobre a força da representatividade do mandato de Elisangela na Câmara Federal. “Elisangela sabe da minha alegria, da alegria dos seus familiares e de quem compôs a história de cada sindicato da Bahia e do Brasil, da FETRAF e sabe da contribuição para essa construção sindical. E, agora, tê-la como deputada federal é um orgulho muito grande por essa trajetória e, é claro, agora nesse último período, contribuindo com a política para as mulheres do Estado da Bahia, assumindo com muita firmeza esse lugar. A missão agora é da política, de ser uma deputada mulher rural de um município pequeno e isso é uma simbologia muito forte. Eu tenho certeza que esse mandato trará muitas conquistas para o movimento sindical, para o movimento rural, da agricultura familiar, do cooperativismo. Nós estamos juntos e que essa plenária possa animar essa caminhada para essa sua missão”, afirmou.
Célia Firmo, coordenadora do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF), lembrou as campanhas, as dificuldades e o quanto este momento do mantado foi esperado. “A gente entende a importância desse momento, porque Elisangela entrou para não sair mais. Nós da agricultura familiar temos muito orgulho de lutar ao lado dela, porque sabemos que ela leva a bandeira de uma luta, que não é uma luta do que ela ouviu falar, é uma luta do que Elisangela vivenciou e vivencia até hoje. Quando ela chega lá em São Domingos, ela vai na roça molhar seu quintal, porque isso é ser agricultora familiar”, afirmou.
O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, e a ministra das Mulheres Cida Gonçalves também enviaram mensagens de vídeos para Elisangela. “Quero parabenizar o povo baiano, as mulheres baianas, que ganham uma deputada competente, com coragem. Eu conheço Elisangela já faz um tempo, mas principalmente nesse um ano e meio, quando ela assumiu a Secretaria de Mulheres da Bahia e garantiu um trabalho magnífico, de respostas concretas para a vida das mulheres. Então, Elisangela conta comigo e eu conto contigo no Congresso. O povo baiano está muito bem representado pelo seu compromisso com as mulheres e com a agricultura familiar. Estamos juntas”, afirmou.
Também estiveram presentes, secretários de Estado, como Neusa Cadores, das Mulheres; Roberta Santana, da Saúde; Felipe Freitas, de Direitos Humanos; Ângelo Almeida, de Desenvolvimento Econômico; e Adolfo Loyola, chefe de Gabinete do governador Jerônimo Rodrigues; Tiago Pereira, coordenador do Programa Bahia sem Fome; Nivaldo Milet, coordenador de Juventudes; e representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (FETRAF), da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (UNICAFES), Fórum Baiano da Agricultura Familiar, da Articulação do Semiárido Baiano (ASA), dentre outros movimentos sociais de toda a Bahia.
Ascom