Na manhã desta quinta-feira (26), estudantes da rede municipal de ensino se reuniram no Teatro Margarida Ribeiro para participar do II Congresso Municipal da Juventude, que tem como objetivo discutir, avaliar e propor políticas públicas de atendimento a esse público, considerando sua pluralidade.
Pela manhã, ocorreu a abertura oficial do II Congresso Municipal da Juventude, sob a coordenação da secretária de Juventude, Suelen Assis Moreira. Estiveram presentes a secretária de Educação, Anaci Paim, o presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Caique Lopes Barreto, além de outras autoridades públicas, convidados e a imprensa.
No período da tarde, os jovens debateram o tema central: “Você Protagonista”. Durante o Congresso, também serão escolhidos os representantes da sociedade civil para integrarem o parlamento juvenil para o biênio 2025/2026 – que irá proporcionar um espaço de escuta dos jovens do município.
Seguindo o cronograma de atividades, os participantes serão divididos em seis grupos de trabalho, cada um focado em um tema específico, como desenvolvimento, meio ambiente, educação, saúde e esporte. Esses temas abrangem várias secretarias municipais, e os grupos trabalharão de forma a discutir esses tópicos.
No segundo momento, ocorrerá uma eleição. Serão formadas chapas (listas de candidatos), e, após a votação, será feita a apuração dos votos para anunciar os vencedores do processo eleitoral.
“Nossa maior intenção aqui é mostrar que o jovem tem voz e vez e que ele é o protagonista da sua história. Esse congresso é apenas o início do diálogo com a juventude, na construção de políticas públicas que atendam as suas vidas em vários âmbitos. Espero que todos se engajem nesse projeto”, pontua a secretária Suelen Assis Moreira.
Os jovens eleitos irão compor um parlamento onde poderão discutir e propor ações voltadas à juventude de Feira. A participação ativa deles na construção de políticas públicas que defendam seus direitos será em parceria com outros conselhos municipais, como explica Caique Lopes Barreto.
“Esse parlamento vai discutir as ações do município de Feira de Santana para a juventude. Os conselhos municipais têm a função justamente de acompanhar a execução da política da criança, adolescente e da juventude aqui na cidade, levando diretrizes e propostas para que possamos fazer ações e discutir temas. É fundamental contar com a participação desses jovens, pois estamos discutindo exatamente seus direitos e sonhos”, explica.
Em suas palavras, a secretária Anaci Paim ressalta que a Prefeitura de Feira de Santana está empenhada em implementar políticas públicas voltadas para a juventude. Entre as iniciativas, ela destaca o programa “Jovem Aprendiz Feirense”, que oferece aos jovens a oportunidade de adquirir experiência profissional enquanto estudam, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho e a postura cidadã.
O programa seleciona jovens para desempenhar funções administrativas nas escolas municipais, e nas secretarias da Prefeitura. Os jovens são contratados no regime CLT, ganhando mensalmente uma bolsa no valor de R$ 600 reais, incluindo vale-transporte, seguro de vida e 13º salário.
O estudante Arthur de Souza Santiago, de 16 anos, conta que participar do Congresso da Juventude é uma experiência que irá agregar valor à sua vida.
“Participar deste congresso está sendo uma experiência enriquecedora para a minha vida pessoal e profissional. É a oportunidade de fazer a diferença e dar voz aos jovens de Feira. Estou empolgado em poder propor ideias que realmente possam melhorar a nossa realidade em vários aspectos. Acredito que, juntos, podemos construir um futuro melhor para todos”, disse o estudante.