Uefs se mantém entre as melhores instituições do país segundo pesquisa do Inep

Foi divulgado essa semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que analisou quase 2 mil instituições de educação superior, públicas e privadas, do Brasil.

De acordo com o levantamento,  somente 27,7% (554) das unidades de ensino avaliadas, obtiveram o melhor desempenho, recebendo os conceitos 4 e 5 do indicador, e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está entre elas, com resultado 4. Desde 2017 a Uefs mantém esse conceito.

A reitora da Instituição, professora Amali Mussi, comemorou o resultado e destacou o compromisso da Universidade em potencializar a formação profissional dos alunos. “O IGC da Uefs vem apresentando evolução constante, demonstrando o forte investimento da Instituição para ampliar a qualidade na formação dos nossos estudantes, fortemente marcada por políticas afirmativas e de internacionalização no ensino, na pesquisa, na extensão”, afirmou.

O IGC é calculado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos: Conceito Preliminar de Cursos (CPC); a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível; a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

 

Uefs inscreve para atendimento psicológico da população LGBTQIA+
Estão abertas até o dia 11 de abril as inscrições para atendimento psicológico e atenção em saúde mental da população LGBTQIA+ da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) – exceto pessoas que fazem parte do curso de Psicologia da Instituição – e do município de Feira de Santana.

A ação é desenvolvida pelo projeto de extensão “Multidões Queer: apoio clínico-institucional em diversidade sexual e de gênero”, coordenado pelo professor Diego Arthur Lima Pinheiro, do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF).

O público interessado pode se inscrever através do formulário online disponível na bio do perfil do Instagram @multidoes_queer , ou por QR code.

 

Abertura de licitação para construção de residência quilombola acontece nesta quarta-feira (09)
Será realizada amanhã (09), às 9h, a abertura da licitação para contratação de empresa para construção de uma residência quilombola na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A sessão vai ocorrer por videoconferência através do endereço comprasnet.ba.gov.br/content/sessao-virtual. A licitação será através da modalidade tomada de preços. O edital está disponível no link www.comprasnet.ba.gov.br.

 

A construção da nova residência é uma reivindicação histórica dos alunos quilombolas que hoje concorrem com outros discentes por uma vaga na residência tradicional. Um novo espaço vai atender a essa reivindicação, como também promover melhores condições para permanência dos estudantes na universidade, possibilitando maior interação entre as comunidades e o fortalecimento de laços marcados pela ancestralidade.

Uefs promove evento sobre autismo e TDAH
Será realizado no dia 12 de abril no anfiteatro do módulo 2 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) o evento “Autismo e TDAH: abordagem multiprofissional e vivências familiares”. Coordenado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde (NIEVS), o encontro tem o apoio do Núcleo de Acessibilidade (NAU-Uefs) e do Núcleo de Apoio Psicossocial e Pedagógico (NAPP-Uefs). Os interessados devem entregar no dia do evento brinquedos ou jogos pedagógicos para participar da atividade.

O encontro tem o objetivo de promover discussões sobre autismo, fazendo paralelo com a comorbidade mais comum que é o TDAH. Serão apresentadas experiências de profissionais e de familiares de pessoas com autismo e/ou TDAH. A programação ainda inclui palestras sobre direitos e oportunidades, desafios dos diagnósticos e apoio psicossocial para famílias de crianças e adolescentes com neurodiversidades. Podem participar estudantes e profissionais de saúde e educação, além de interessados nos temas.

Outras informações através do perfil no Instagram @nievsuefs.

 

Programação

 

08h30 Credenciamento

– Inscrição social: brinquedos ou jogos pedagógicos

09h mesa de abertura

09h40 Conferência de abertura: “Educação Inclusiva: garantindo direitos e oportunidades para estudantes autistas”

Presidente- Profa. Dra. Sinara

Conferencista – Dr. Gil Fernandes- Advogado E Pai Atípico

10h30 Momento Cultural – Phelipe De Cássia

10h40 Mesa Redonda: “Desafios dos diagnósticos do TEA e TDAH”

Moderadora – Profa. Ma. Rebeca Pinheiro

Isabel Cristina – Psicopedagoga

Neuropsicologa Jessica Costa

Layane Cedraz @mamae6estrelas – Vivencia Como Mãe TDAH

Jackline Mãe – Autismo

 

Crédito: Reprodução