Julho Amarelo reforça a necessidade de vacinação contra as hepatites

As hepatites A e B, infecções transmitidas por vírus que provocam lesões no fígado, podem ser prevenidas através da vacinação. Em Feira de Santana, os imunizantes seguem disponíveis em todas as salas de vacina, de segunda a sexta-feira.

Conforme a enfermeira, Telma Nandiara, referência técnica em hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde, durante este mês é promovida a campanha Julho Amarelo, que reforça as ações de vigilância para evitar e manter o controle dessas infecções.

“A recomendação do Ministério da Saúde é que a primeira dose da vacina contra a Hepatite A deve ser administrada aos dos 12 meses de vida”, explicou.

Já a primeira dose contra a Hepatite B é indicada, de forma preferencial, logo após o nascimento, ainda na maternidade. A orientação é que essa dose seja recebida ao nascer, aos 2,4 e 6 meses de idade com a vacina pentavalente. 

Na população adulta, o esquema vacinal completo segue a aplicação de três doses com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose. 

No entanto, ainda não há vacina contra a hepatite C, que pode ser evitada através do não compartilhamento de objetos perfurocortantes e itens de uso pessoal, a exemplo de alicates de unhas, escova de dentes e pinças.

Para ser vacinado, é necessário procurar as unidades de segunda a sexta-feira e apresentar documento de identificação e cartão de vacina. No caso de crianças, a aplicação é feita somente com a presença dos pais ou responsável legal.

Foto : Jorge Magalhães