Em um raro discurso no Salão Oval na quarta-feira (24), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez seu primeiro pronunciamento oficial desde que anunciou sua retirada das eleições presidenciais. Biden disse que defender a democracia é melhor do que qualquer cargo e endossou sua vice-presidente, Kamala Harris, como a candidata a sucedê-lo, destacando suas qualidades de liderança e experiência.
Biden enfatizou a capacidade de Harris, descrevendo-a como “experiente, resistente e capaz”, enquanto reafirmava sua confiança na vice-presidente para liderar o país. Ele expressou gratidão pela parceria de Harris e ressaltou que a escolha final está nas mãos do povo americano. “Em apenas alguns meses, o povo americano escolherá o rumo do futuro da América. Eu fiz minha escolha. E gostaria de agradecer à nossa grande vice-presidente, Kamala Harris. Ela é experiente, durona, capaz. Ela tem sido uma parceira incrível para mim e líder do nosso país.”
Biden destacou que está “passando a tocha para uma nova geração”, explicando sua decisão de não buscar a reeleição em 2024 em prol de focar exclusivamente em suas responsabilidades como presidente. A decisão de Biden de se retirar da corrida presidencial foi anunciada publicamente no domingo (21), através de uma carta postada em sua conta oficial. Ele enfatizou que acredita ser do interesse tanto de seu partido quanto do país que ele se concentre em seu mandato atual.
“Acredito que é do interesse do meu partido e do país que eu me demita e me concentre exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como presidente durante o resto do meu mandato”, disse ele.