Três mil armas de fogo foram apreendidas no primeiro semestre do ano, diz SSP

Três mil armas de fogo foram retiradas de circulação, em todo o território baiano, entre os meses de janeiro a julho, conforme informa a Secretaria Segurança de Pública (SSP-BA). 

As apreensões são frutos do trabalho das Forças da Segurança Estaduais e Federais contra facções. Os agentes da segurança pública já encontraram 42 fuzis, além de submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres.

Em comparação ao primeiro semestre de 2023, houve um aumento de 8,6% nas capturas dos objetos. Em números absolutos, as apreensões saíram de 2.737 no ano passado, para 2.973 em 2024.

O subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, explicou que este aumento é resultado direto das iniciativas preventivas, repressivas e integradas desenvolvidas pelas Polícias Militar e Civil, além da FICCO Bahia. 

Operações

Em 2024, em uma operação do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil da Bahia, na cidade de Lauro de Freitas, seis fuzis foram localizados. Foi a maior apreensão do ano, em apenas uma ocorrência.

Na capital, no bairro de São Gonçalo do Retiro, a 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) encontrou dois fuzis.

Outra ação de destaque ocorreu na cidade pernambucana de Vitória de Santo Antão. Um criminoso responsável pelo tráfico de armas na Bahia foi alcançado com mais dois fuzis.

Foto: Marcia Santana/ Ascom SSP