Documentário “Enquanto meu coração bater” conta a história de Ivannide Santa Bárbara, uma das maiores lideranças negras da Bahia

O documentário “Enquanto meu coração bater” acompanha a trajetória de vida e a luta de Ivannide Santa Bárbara, em um filme de média-metragem de 60 minutos que conta, através do registro de seu cotidiano, a história de uma das maiores lideranças negras de Feira de Santana e do Brasil.
Ivannide, teve sua vida pautada na busca do protagonismo negro na vida pública, sendo dirigente Nacional do MNU – Movimento Negro Unificado, ajudando a construir a Marcha das Mulheres Negras em 2015, além do seu importante papel na luta pela instituição da política de cotas nas universidades brasileiras.
A ideia do filme surgiu em meados de 2015 e as gravações iniciaram em 2022, através do financiamento coletivo e apoio de amigos, sendo possível registrar uma parte do cotidiano de Ivannide, entretanto, neste ano com os recursos disponibilizados através da Lei Paulo Gustavo, o filme está em andamento e seguirá para a sua conclusão. O Diretor do filme David Aynan, afirma ser uma honra falar sobre Ivannide. “Fazer um filme da história de Ivannide é um desafio, porque você está falando de uma personalidade importante da história da Bahia. Então é um desafio grande contar a história de uma personalidade como essa, num filme com essas características. Tenho ficado feliz com o resultado”, declara Aynan.
O documentário produzido pela Palenque Filmes busca construir, através do afeto, um diálogo entre a personagem Ivannide, sua família e as pessoas presentes na sua história de vida. Para a protagonista deste filme, a história contada não será apenas sobre a sua luta, mas será mais uma página do livro do povo negro na diáspora. “Essa filmagem vai ficar na história e irá mostrar que o povo negro continua na luta desde quando foi sequestrado da África. Isso me dá um misto de orgulho, de felicidade e de dever cumprido. Eu me sinto muito bem, muito feliz com essa oportunidade de estar sendo personagem protagonista desse filme”, disse Ivannide Santa Bárbara.
Ainda em construção, essa obra tão importante propõe uma reflexão sobre o papel histórico da mulher negra na formação da luta política no Brasil.

Este projeto foi contemplado pela Prefeitura de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Sobre o Diretor

David Aynan é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atua na área de direção, designer de som, roteiro e montagem . É membro fundador do Movimento de Cinema Negro Tela Preta. Foi Conselheiro da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro) e ministra oficinas de edição, roteiro e sonorização no cinema com foco em narrativa sonora.

Sobre a Produtora

A produtora Palenque Filmes criada por David Aynan, foi constituída legalmente há 11 anos, com sede na cidade de Feira de Santana BA.

Foto: Divulgação