A Ford está recalibrando novamente a sua estratégia de eletrificação, cancelando planos para um veículo esportivo totalmente elétrico, em uma mudança que pode custar à montadora cerca de US$ 1,9 bilhão, de acordo com informações do portal Bloomberg Línea.
Além de descartar um utilitário esportivo totalmente elétrico que já havia sido adiado, a Ford atrasará ainda mais o lançamento de uma picape elétrica de próxima geração e reduzirá os gastos com elétricos para 30% de suas despesas de capital anuais, em comparação com cerca de 40% anteriormente.
A montadora também anunciou nesta quarta-feira (21) que está mudando os planos de fornecimento de baterias, citando a necessidade de competir melhor com os concorrentes chineses de custo mais baixo.
As ações representam um recuo adicional do CEO Jim Farley, que inicialmente acelerou a mudança da Ford para os veículos elétricos quando assumiu o cargo há quase quatro anos.
A montadora incorreu em custos significativos para aumentar a produção quando o crescimento das vendas do setor começou a diminuir, levando a Ford a prever que sua unidade de veículos elétricos perderá até US$ 5,5 bilhões este ano.
Farley agora está apostando que a Ford pode fornecer veículos elétricos com preços equivalentes aos dos veículos tradicionais, incluindo uma picape média movida a bateria que deve ser lançada em 2027, e obter lucro com esses modelos dentro de um ano após o lançamento.
“Essa é uma grande virada de chave para nós, e não vamos fazer isso sem fazer muita lição de casa para nos convencermos de que é o plano certo. Estou muito confiante”, disse Farley, 62 anos, em uma entrevista.
As ações da Ford caem cerca de 12% no acumulado do ano.