Em duelo válido pela 8ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, o Brasil foi derrotado pelo Paraguai por 1 a 0, nesta terça-feira (10), no Estádio Defensores del Chaco, no Paraguai. O gol da partida foi marcado por Diego Gómez aos 19 minutos do 1° tempo. Em oito jogos nas Eliminatórias até agora, o Brasil soma três vitórias, um empate e quatro derrotas.
Com o resultado, a Seleção caiu para a 5ª colocação, com 10 pontos, apenas um ponto à frente da Bolívia, primeiro time fora da zona de classificação. O Brasil está atrás da Argentina, líder com 18 pontos, da Colômbia, com 16, do Uruguai, com 15, e do Equador, com 11. Venezuela (10 pontos), Bolívia (9), Paraguai (9), Chile (5) e Peru (5) completam a tabela de classificação. Os seis primeiros colocados garantem vaga na Copa do Mundo e o sétimo lugar joga uma repescagem contra equipes de outros continentes.
Agora, o time do técnico Dorival Júnior volta a jogar contra o Chile, no dia 10 de outubro, fora de casa, pela 9ª rodada das Eliminatórias. Depois, no dia 15, a Seleção encara o Peru, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
O JOGO
Paraguai abre o placar
Apesar de começar a partida com ampla posse de bola, o Brasil não levou perigo ao gol paraguaio. Pelo contrário, a primeira chance do jogo foi do time mandante, que abriu o placar aos 19 minutos, com um golaço.
Após troca de passes pela direita, a bola sobrou na entrada da área para Diego Gómez. O paraguaio acertou um lindo chute para vencer Alisson e fazer vibrar a torcida no Defensores del Chaco. Este foi apenas o segundo gol do Paraguai nas Eliminatórias Sul-Americana.
Brasil tenta o empate
Aos 24′, o Brasil criou a sua primeira chance de gol na partida. Endrick lançou Vinicíus Júnior, o camisa 7 brasileiro ganhou do marcador e rolou para Guilherme Arana, que chegou batendo, mas o zagueiro Junior Alonso afastou a bola em cima da linha.
Seleção sem criatividade
Atrás do placar, o Brasil domina a posse de bola, mas não conseguiu criar chances contra o gol paraguaio até o final do 1° tempo.
SEGUNDO TEMPO
Dorival Júnior mexe na equipe
No intervalo, o treinador brasileiro fez duas mudanças. João Pedro entrou no lugar de Endrick e Bruno Guimarães deu lugar a Luiz Henrique.
Rodrygo perde cara a cara
Logo aos 2 minutos do 2° tempo, o Brasil teve uma grande chance para empatar a partida. João Pedro deu lindo passe para Rodrygo, que invadiu a área e saiu cara a cara com Gatito Fernández. Na hora da finalização, o atacante do Real Madrid chutou mal e a bola foi por cima do gol.
João Pedro tenta de cabeça
Aos 8′, os dois jogadores que entraram no intervalo, Luiz Henrique e João Pedro, foram os protagonistas de mais uma chance de gol da Seleção. Luiz Henrique arrancou pela direita e cruzou para João Pedro. O atacante brasileiro cabeceou e assustou Gatito Fernández.
Gatito defende chute de Vini
Aos 28 minutos, Vinicíus Júnior fez boa jogada inidividual pela esquerda e chutou forte de fora da área. Bem colocado, Gatito realizou ótima defesa espalmando a bola para escanteio.
Dorival mexe na Seleção
Cinco minutos depois, Dorival Júnior realizou mais duas mudanças na equipe brasileira. Gerson e Lucas Moura entraram nas vagas de Lucas Paquetá e Rodrygo. Na sequência, aos 39′, Esteveão entrou no lugar de Guilherme Arana, na última substituição do Brasil.
Gritos de “olé” no Defensores del Chaco
Sem levar perigo ao gol do Paraguai, a torcida da casa chegou a gritar “olé” em sequências de passe do time paraguaio. Em outra má atuação, o Brasil saiu de campo derrotado pela quarta vez em oito jogos das Eliminatórias Sul-Americanas até agora.
FICHA TÉCNICA
Paraguai 1×0 Brasil
Eliminatórias da Copa do Mundo – 8ª rodada
Local: Estádio Defensores del Chaco, no Paraguai
Data: 10/09/2024
Horário: 21h30
Árbitro: Andrés Matonte (Uruguai)
VAR: Alberto Feres (Uruguai)
Transmissão: Globo e SporTV
Cartões amarelos: Junior Alonso e Bobadilla (Paraguai); Lucas Paquetá e Vinicíus Júnior (Brasil)
Gols: Diego Gómez aos 18 minutos do 1° tempo
Paraguai: Gatito Fernández; Juan Cáceres, Balbuena, Junior Alonso e Alderete (Velázquez); Bobadilla, Diego Gómez (Ramón Sosa), Enciso (Riveros), Villasanti e Almirón (Cuenca); Isidro Pitta (Alex Arce). Técnico: Gustavo Alfaro.
Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana (Estevão); André, Bruno Guimarães (Luiz Henrique) e Lucas Paquetá (Gerson); Rodrygo (Lucas Moura), Endrick (João Pedro) e Vinícius Júnior. Técnico Dorival Júnior.
Fonte: Bahia Noticias