Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS) registraram 15 mortes, na última quarta-feira (16), de acordo com dados do Instituto Fogo Cruzado. O número de crimes violentos da capital e RMS, em 24h, supera as 14 mortes mapeadas na Região Metropolitana do Recife e as 11 do Rio de Janeiro, tornando Salvador a cidade com maior registro de mortes em um único dia neste ano.
Segundo o Fogo Cruzado, as 15 mortes resultaram de um dia marcado por nove tiroteios, dos quais dois ocorreram durante ações e operações policiais. Em um desses tiroteios, cinco pessoas foram mortas.
Das mortes registradas, três foram resultado de chacinas, totalizando 11 vítimas. Uma das chacinas, que fez cinco vítimas, ocorreu durante uma ação policial. Este é o maior número de chacinas em um único dia em 2024 e o mais alto desde o início do mapeamento do Instituto em julho de 2022.
Quatro dos 13 municípios que compõem a região metropolitana de Salvador foram afetados pela violência armada. Em Candeias, foram 5 mortos no bairro do Santo Antônio e em Salvador 2 mortos na Fazenda Grande IV, 1 no Beirú/Tancredo Neves, 1 no bairro do Barbalho, 3 em Simões Filho e mais 3 em Camaçari, na Via Parafuso.
Entre os dias 14 e 16 de outubro, foram registrados 23 tiroteios, resultando em 22 mortes e dois feridos. Desses, 10 tiroteios ocorreram durante operações policiais, deixando um saldo de sete mortos e um ferido. Mais de dois terços das mortes contabilizadas nesses três dias aconteceram na quarta-feira.