Com a missão de fortalecer a preservação da memória e identidade das culturas de matriz afro-brasileira e indígena, através da exibição de produções audiovisuais cinematográficas, acontece entre novembro e dezembro, o Festival Cine Terreiro. Nas modalidades presencial e on-line, apresenta Mostras Competitivas, a nível nacional, com exceção da Mostra Sal dedicada à produções realizadas na capital baiana e finalizados a partir de 2022.
As atividades são iniciadas com a Mostra Retrospectiva, disponível gratuitamente em www.cineterreiro.com.br entre os dias 13 de novembro e 19 de novembro de 2024 e é composta por filmes que participaram da edição anterior do Festival. A Mostra Mar é direcionada para realizadora[e]s não iniciantes, sendo composta por filmes contemporâneos, finalizados a partir de 2023. A Mostra Grão é direcionada para realizadora[e]s iniciantes ou em formação [diretores que estejam realizando seu primeiro curta ou diretores que estejam vinculados a alguma instituição de ensino], sem limitação de datas de finalização. Tanto a Mostra Mar quanto a Mostra Grão são competitivas e as exibições acontecerão presencialmente nos dias 28 e 29 de novembro, em Salvador, no Subúrbio 360, assim como a Mostra Sal.
Após a realização das Mostras presenciais, a Mostra Online – composta pela integração das Mostras Grão, Mar e Sal – fica disponível e com acesso gratuito em www.cineterreiro.com.br entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. Na Edição de 2024 são celebradas a liderança indígena Mayá Tupinambá Pataxó Hãhãhãe [Educadora, parteira e, atualmente, leciona na Licenciatura Intercultural da UFBA. Doutora por notório saber em Educação, Conhecimento e Inclusão Social pela UFMG] e Márcia de Ogun [Professora aposentada, única mulher negra e Ìyálọ̀riṣa a ocupar a Presidência do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador. Além disso, integra o Comitê de Combate ao Racismo junto à Ronda Ominira/PM-BA e é portadora da Medalha Zumbi dos Palmares, com Menção Honrosa Pelos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado da Bahia 2023.