Rui pede a Renan Filho ferrovia ligando Salvador a Recife e Fortaleza; entenda

O ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil, revelou nesta sexta-feira (15) que sugeriu ao ministro Renan Filho (MDB), dos Transportes, o investimento em estudos de viabilidade para construir uma ferrovia entre Juazeiro, no sertão da Bahia, e Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. A ideia é interligar, com isso, as três maiores regiões metropolitanas da região Nordeste.

Rui lembrou que poucos quilômetros separam a ferrovia entre Simões Filho e Juazeiro — hoje sem operações por falta de manutenção — da Transnordestina, que se encontra em construção pelo governo federal, ligando, através do sertão do Nordeste, a Região Metropolitana de Fortaleza à Região Metropolitana de Recife.

“Pedi que ele [Renan] faça o projeto desses 240 km integrando Juazeiro a Juazeiro do Norte, porque tem a ferrovia que está sem manutenção por parte da concessionária [FCA, Ferrovia Centro-Atlântica], mas é uma ferrovia que vem de Juazeiro até Simões Filho”, afirmou Rui, durante entrevista à Rádio Metrópole.

De acordo com o petista, a nova ferrovia ligando Salvador, Fortaleza e Recife teria capacidade de se transformar em uma opção para o turismo, combatendo os altos preços das passagens aéreas.

“Com isso, você teria uma ligação de trem saindo aqui de Salvador, indo até Fortaleza, indo até Recife, e você pode botar um trem de passageiros. As passagens de avião estão muito caras e isso intensificaria o turismo”, complementou o ministro da Casa Civil.

Apesar das declarações de Rui Costa, o bahia.ba verificou que a Transnordestina não tem previsão de passar exatamente em Juazeiro do Norte, mas sim em Missão Velha, distante 23 km. Para Juazeiro da Bahia, a diferença é ainda maior, chegando a 351 km.

Essa variação, porém, não seria um impedimento em si para o projeto, já que a Transnordestina também tem previsão de passar por Trindade, no sertão pernambucano, essa, sim, 242 km distante da baiana Juazeiro.

Transnordestina

A ferrovia Transnordestina está em construção no sertão nordestino, por investimento do governo federal, ligando o cerrado do Piauí, considerado um dos polos do agronegócio brasileiro, aos portos de Pecém, no Ceará, e de Suape, em Pernambuco.

As obras da ferrovia foram iniciadas ainda no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2006, mas ainda não foram concluídas. De acordo com a última atualização oficial, em julho, 75% da construção já está concluída.

 
VLT de Salvador

Na mesma entrevista, Rui também falou que o governo da Bahia tem pensado na ampliação do VLT tanto para interior, chegando à Alagoinhas, quanto para a parte interna de Salvador, interligando com a estação de metrô do Retiro. A ideia da gestão Jerônimo é fazer em território baiano o maior VLT do país.

Foto: Divulgação / TSLA