O governo do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou estar disposto a “usar meios militares” para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”, em referência a uma eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A declaração foi feita pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta terça-feira (9), ao ser questionada sobre possíveis ações caso o julgamento de Bolsonaro termine com condenação.
Segundo Leavitt, o presidente Trump “não tem medo de usar meios econômicos nem militares para proteger a liberdade de expressão” e considera o tema “uma das questões mais importantes dos nossos tempos”.
Apesar das declarações, a porta-voz afirmou que, por enquanto, “não há nenhuma ação adicional” contra o governo brasileiro.
STF tem dois votos para a condenação
No Supremo Tribunal Federal (STF), dois ministros — Alexandre de Moraes e Flávio Dino — votaram a favor da condenação de Bolsonaro e outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado. A punição pode chegar a até 43 anos de prisão, e o julgamento segue em andamento na Corte.
Ataque em Brasília durante votação
Durante a leitura do voto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dez banheiros químicos foram incendiados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta terça-feira (9). O local fica a menos de dois quilômetros da sede do STF.










