Inclusão de Feira no Consórcio Portal do Sertão vai ampliar captação de recursos federais

A Câmara de Vereadores de Feira de Santana aprovou, na manhã desta terça-feira (25), em segunda discussão, o Projeto de Lei 181/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o ingresso do município no Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Portal do Sertão.

A medida irá permitir à gestão municipal ampliar a articulação política com outros municípios da região, como a captação de recursos do governo federal e aquisição de bens e serviços a preços menores.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Marcos Lima, com a aprovação, o PL será enviado para sanção do prefeito José Ronaldo, que na avaliação dele tem buscado aumentar as parcerias, independente de partidos políticos.

O município pediu autorização à Câmara Municipal para poder fazer parte deste Consórcio, e a Casa de imediato fez as análises com as comissões e aprovou a autorização. Este é um Consórcio que já existe e isso vai trazer mais recursos do governo federal para serem aplicados em Feira de Santana. O prefeito José Ronaldo tem demonstrado um interesse muito grande em fazer parcerias para defender os interesses da cidade, independente dos governos estadual e federal serem de outro partido. A preocupação é trazer recursos e melhorias para a cidade”, avalia.

Apesar de não ter ingressado no Consórcio Portal do Sertão em gestões anteriores, a sede da autarquia está localizada em Feira de Santana. Fundada em 2010, a organização tem como propósito desenvolver políticas públicas para os seus consorciados.

Atualmente fazem parte do consócio público os municípios de Água Fria, Anguera, Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe, Conceição da Feira, Santa Bárbara, Santo Estevão, Santanópolis, Irará, Ipecaetá, Teodoro Sampaio, Tanquinho, São Gonçalo dos Campo, Serra Preta e Terra Nova.

Foto: Amaury Jr.