Um apagão cibernético está provocando atrasos em voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo, nesta sexta-feira (19). As principais companhias aéreas dos Estados Unidos paralisaram todos os voos.
Segundo a Associated Press, o apagão envolve usuários da Microsoft. O governo da Austrália disse que o incidente está aparentemente relacionado a um problema global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike.
Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor “Falcon”.
Até a última atualização desta reportagem nenhum problema havia sido reportado no Brasil.
Segundo a rede de TV norte-americana ABC, nenhum voo da American Airlines, United e Delta deve decolar nas próximas horas. As viagens que já estão em andamento continuarão normalmente.
Os aeroportos de cidades da Alemanha, Austrália, Holanda, Espanha e Índia afirmaram que estão enfrentando problemas técnicos, com atrasos. Em Berlim, todas as decolagens ficaram suspensas por cerca de três horas.
Outros problemas de tecnologia foram reportados ao redor do mundo. Serviços bancários e de mídia da Austrália foram afetados, sendo que algumas lojas fecharam temporariamente. Alguns bancos da Nova Zelândia também ficaram fora do ar.
No Reino Unido, o serviço de trem disse que foi afetado e pode enfrentar cancelamentos. Já o canal Sky News chegou a ficar fora do ar por dificuldades em fazer transmissões ao vivo. Além disso, autoridades de saúde reportaram que a agenda virtual usada por médicos está fora do ar.
No continente africano, um dos maiores bancos da África do Sul anunciou que enfrenta problemas, com todos os serviços afetados nacionalmente.