Após atrasos, Jerônimo pede que ‘políticas partidárias’ não atrapalhem obras do VLT

O governador Jerônimo Rodrigues visitou na manhã desta segunda-feira (16) o início das obras do Veículo Leve de Transporte (VLT) na Estação Calçada, localizada na Cidade Baixa, em Salvador. Por meio de uma publicação no X, o chefe do Palácio de Ondina comemorou os avanços do empreendimento na capital baiana em meio às críticas da oposição sobre os atrasos na entrega do modal pelo governo estadual. 

“Tenho certeza que, em breve, essas obras todas correrão no vapor muito grande. Já começaram, mas com o limite da licença ambiental. Agora temos todas as licenças.Além [dos secretários e vereadores], tem a representação das comunidades por onde o VLT vai passar a percorrer aqui dentro. Vamos pegar o ônibus e iremos nas três paradas para a gente poder ver como é que está a obra e prestar conta com vocês”, disse Jerônimo em seu perfil na plataforma. 

O início das obras do VLT em Salvador e região metropolitana foi autorizada pelo Governo da Bahia em julho. Em entrevista à imprensa, Jerônimo Rodrigues afirmou que o modal receberá mais de R$ 1 bilhão, quantia que terá apoio do governo federal. 

As negociações para a implementação do modelo de transporte na capital baiana foram alvos de polêmicas devido a desativação dos trens do subúrbio da cidade, em 2021, para dar lugar às obras do VLT. Em julho, Jerônimo Rodrigues assinou um acordo para a aquisição de 40 trens de Veículo Leve sobre Trilhos do Governo do Mato Grosso (MT). 

Os vagões comprados pela gestão baiana foram adquiridos pelo MT em 2014 e estavam sem uso. Para jornalistas, o petista disse esperar que políticas partidárias “não atrapalhem as obras” do modal. 

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) , o “Veículo Leve de Transporte (VLT) do tipo monotrilho [tem como objetivo] para ampliar o sistema estruturante de mobilidade em Salvador na RMS”. 

“Com capacidade de transportar cerca de 172 mil passageiros por dia, os 28 trens do VLT do Subúrbio – com capacidade para transportar 600 passageiros cada – irão circular ao longo de 23,3 quilômetros para ligar a capital baiana à cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, passando por 25 paradas em suas linhas laranja e verde”, pontua o órgão.

Agora, a expectativa é que os testes com o VLT sejam feitos em 2026. 

Foto: Joá Souza/Gov-BA