Bahia não sabe o que é vencer o Ceará em Salvador há 24 anos

Vinte e quatro anos. Esse é o tempo que tem que o Bahia não vence o Ceará, em Salvador, pela Copa do Nordeste. Adversário na noite desta quarta-feira (26) pelo certame regional, o Tricolor terá a chance de quebrar um tabu histórico. E apoio pode vir das arquibancadas, já que mais de 30 mil torcedores confirmaram presença no estádio.

Os times entram em campo logo mais, às 19h, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em jogo atrasado da 4ª rodada do Grupo B do Nordestão. Na competição, as equipes somam 10 pontos e quem vencer praticamente garante classificação na próxima fase.

Bahia e Ceará travam um duelo equilibrado na competição regional. Desde o primeiro confronto em 1998, os times se enfrentaram 17 vezes: foram seis vitórias do Bahia, oito do Ceará e três empates. Na capital baiana, o Tricolor não sabe o que é vencer o Ceará há seis jogos: nesse recorte, foram quatro derrotas e dois empates.

A última vitória do Bahia diante do Ceará aconteceu em fevereiro de 2001, quando bateu o Vovô por 2 a 0, na Fonte Nova. Na ocasião, Wellington e Jean Silva marcaram os tentos para o Tricolor. O técnico era Evaristo de Macedo.

O último confronto entre as equipes aconteceu em 2021, última vez que Bahia e Ceará se enfrentaram em Salvador. A partida terminou 1 a 0 para os cearenses, gol marcado pelo atacante Jael. Essa partida foi válida pelo primeiro jogo da final deste mesmo ano e aconteceu no estádio Governador Roberto Santos, o Pituacu.

Veja o histórico recente, em Salvador:

2010 | Bahia 2×2 Ceará;
2013 | Bahia 1×2 Ceará;
2015 | Bahia 0x1 Ceará;
2018 | Bahia 0x0 Ceará;
2020 | Bahia 0x1 Ceará;
2021 | Bahia 0x1 Ceará.

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia