A Bahia ficou em 9º lugar no ranking nacional de segurança viária, divulgado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O levantamento utilizou o IRIS (Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança), que considera fatores como número de infrações, condições das rodovias, registros de acidentes e ações de fiscalização.
Com 2,71 pontos de um total de cinco possíveis, o estado apresentou desempenho superior a parte do Norte e do Nordeste. A pesquisa avaliou os 26 estados e o Distrito Federal.
Na análise específica sobre a Gestão da Segurança no Trânsito, que inclui governança viária, integração ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), qualidade dos dados do Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest) e transparência dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran), a Bahia teve um dos piores resultados, com nota 1,7.
O ranking foi liderado pelo Distrito Federal, com 4 pontos, seguido por Rio Grande do Sul (3,86) e pelos estados de Goiás, Paraná e Rio de Janeiro (3,71). Já os piores desempenhos ficaram com Amazonas (1,86), Pará (2,14) e Roraima, Maranhão e Amapá (2,29).










