Bolsonaro deve ser preso na próxima semana

A prisão em regime fechado de Jair Bolsonaro (PL) deve ser determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), já na próxima semana. Esta é a estimativa da defesa do ex-presidente, segundo o colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

O ex-mandatário foi condenado na trama golpista a 27 anos e 3 meses de prisão por envolvimento na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Na madrugada desta terça-feira, 18, o Supremo já publicou o acórdão do julgamento em que a Primeira Turma da Corte negou os embargos de declaração do ex-presidente.

A partir de agora, foi aberto um prazo de cinco dias para que a defesa apresente novo recurso. A ideia dos advogados é impetrar embargos infringentes, mesmo que o caso do ex-presidente não permita.

Assim, a expectativa da defesa de Bolsonaro é de que Moraes indefira esses embargos monocraticamente e decrete o início imediato da execução da pena do ex-presidente na em alguma data da próxima semana.

100 dias
Na semana passada, Jair Bolsonaro completou 100 dias em prisão domiciliar. Ele está preso no regime desde 4 de agosto. Além de permanecer em casa, ele também cumpre outras restrições impostas pelo ministro Alexandre de Moraes.

A prisão de Bolsonaro foi determinada depois que ele descumpriu várias regras foram impostas no inquérito que investigou a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) contra o sistema Judiciário. Nesse processo, Eduardo, filho do ex-presidente, foi denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

Isac Nóbrega/PR