Brasil perde para os EUA no basquete nas quartas de final e é eliminado dos Jogos Olímpicos

O Brasil foi eliminado nas quartas de final do torneio de basquete masculino das Olimpíadas, após ser derrotado pelos Estados Unidos por 122 a 87, nesta terça-feira (6), na Arena Bercy, em Paris.

Os EUA dominaram a partida, apresentando um desempenho espetacular. Com arremessos de três pontos precisos, bandejas acrobáticas escapando da marcação e enterradas impressionantes, os norte-americanos protagonizaram uma atuação digna dos Harlem Globetrotters, o famoso time nova-iorquino conhecido mundialmente por suas acrobacias com a bola de basquete. Essa vitória, com uma margem de 35 pontos, foi a maior dos EUA em Paris, superando a diferença de 26 pontos alcançada contra a Sérvia.

Os EUA, atuais tetracampeões olímpicos e grandes favoritos ao título, voltarão à quadra na próxima quinta-feira (8) para enfrentar a Sérvia na semifinal, após os sérvios terem superado a Austrália, revertendo uma desvantagem de 24 pontos. O ‘Dream Team’ mantém uma campanha perfeita, com quatro vitórias em quatro jogos.

Bruno Caboclo foi um destaque positivo para o Brasil, terminando como o cestinha da partida com 30 pontos em 20 arremessos de quadra, embora alguns desses pontos tenham sido marcados quando o jogo já estava decidido. Marcelinho Huertas também teve uma boa atuação, contribuindo com nove pontos e cinco assistências, recebendo aplausos dos torcedores presentes na arena.

Chegar às quartas de final foi o melhor resultado olímpico do Brasil em 12 anos, já que a seleção masculina de basquete não participou das Olimpíadas de Tóquio. No entanto, a equipe de Aleksandar Petrovic não conseguiu quebrar um tabu histórico: em dez jogos contra os EUA nas Olimpíadas, os norte-americanos venceram todos.

 

Foto: Wander Roberto/COB