Com dupla Ba-Vi de olho, STJD marca julgamento que pode anular Fluminense x São Paulo

O Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD) vai julgar nesta quinta-feira (26) o caso que pode anular o jogo entre Fluminense e São Paulo. A partida aconteceu no último dia 1º, no Maracanã, pela 25ª rodada do Brasileirão, e o Tricolor carioca levou a melhor vencendo por 2 a 0. Os dois times são adversários diretos de Bahia e Vitória na briga por vaga na Libertadores e contra o rebaixamento, respectivamente.

O pedido de impugnação foi feito pelo Tricolor paulista e será analisado pelo Tribunal Pleno, última instância do STJD. A diretoria do clube afirma que o árbitro Paulo Cesar Zanovelli deixou de cumprir regras do jogo ao validar o primeiro gol do Flu, o que seria erro de direito para a anulação do duelo, com base no artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

 
O lance começou numa disputa de bola entre Calleri e Thiago Silva ainda no primeiro tempo. O árbitro vê falta no argentino, mas dá vantagem ao time carioca. Porém, o zagueiro entende que a falta havia sido marcada, então ele abaixa, coloca a mão na bola e reinicia o jogo. Na sequência, Kauã Elias abre o placar. No entendimento da diretoria paulista, a mão do jogador brasileiro no início da jogada deveria anular o gol. As imagens e áudios divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deixam claro que Zanovelli informa a Igor Benevenuto, comandante do árbitro de vídeo, que deu a vantagem ao Flu. No entanto, ao rever o lance no VAR, ele acaba se contradizendo e diz ter feito o sinal de falta, além de dar vantagem.

O Bahia ocupa a sexta colocação com 42 pontos na tabela de classificação, dois a menos do que o São Paulo que aparece no quinto lugar. Fora da zona de rebaixamento, o Vitória é o 16º com 28, um a mais do que o Fluminense, que está afundado na degola em 18º.

Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.