Contaminação do Rio Sena adia prova de triatlo dos Jogos Olímpicos

A competição de triatlo dos Jogos Olímpicos de Paris foi adiada para esta quarta-feira (31). A prova seria realizado nesta terça-feira (30), mas por conta de contaminação do Rio Sena, palco de parte da prova, a disputa mudou de data.

As competições feminina e masculina, que inclui os brasileiros Manoel Messias e Miguel Hidalgo, esperarão mais um dia. Os treinamentos no rio já haviam sido adiados desde o domingo (28). A organização de Paris-2024 e da federação internacional afirmaram que os testes realizados no rio neste dia demostraram níveis de qualidade que “não forneceram garantias suficientes” para permitir a realização do treino.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris admite ter um “plano B” estabelecido para a prova, que reservando o dia 2 de agosto como data de contingência, caso as águas do Rio Sena não estejam adequadas até o novo dia marcado. No caso da impossibilidade de realizar a etapa do circuito neste dia,  a prova será transformada em um duatlo, substituindo os 1500 metros de natação por mais 5 quilômetros de corrida.

O triatleta dos Estados Unidos, Seth Rider revelou durante uma coletiva que tem evitado lavar as mãos depois de ir ao banheiro para se preparar à exposição de bactéria E.coli durante a prova de nado no Sena. Ainda assim, comentou que não estava preocupado com a possível exposição à doença, pois já nadou neste rio e não ficou doente.

Foto: Unsplash