Uma doença desconhecida causou a morte de 143 pessoas em uma província localizada no sudoeste do do Congo, segundo autoridades locais. De acordo com Remy Saki, vice-governador da província de Kwango, e Apollinaire Yumba, ministro da saúde local, as pessoas afetadas apresentavam sintomas parecidos com os de uma gripe, como febre alta e intensas dores de cabeça, conforme informado na segunda-feira (2).
As autoridades destacaram que muitos dos doentes faleceram em suas residências devido à falta de tratamento, o que destaca a gravidade da situação. Um epidemiologista da região informou que as mulheres e crianças são os grupos mais vulneráveis à doença.
Um grupo de médicos foi para Panzi para coletar amostras e fazer pesquisas com o objetivo de saber mais sobre a doença. Com o número de casos aumentando, Cephorien Manzanza, líder da sociedade civil, expressou sua preocupação com as circunstâncias e declarou que há dificuldades com a chegada de medicamentos em Panzi por ser zona rural.
Na terça-feira (3), um porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) havia sido notificada sobre a doença na semana anterior e que estava colaborando com o Ministério da Saúde Pública do Congo para aprofundar as investigações sobre o caso.