Espanha bate a Inglaterra e é campeã da Eurocopa 2024

A Espanha venceu a Inglaterra por 2 a 1 no Estádio Olímpico de Berlim neste domingo e conquistou o título da Eurocopa 2024! Nico Williams abriu o placar no início da segunda etapa. Cole Palmer empatou o jogo, mas Oyarzabal, que saiu do banco, fez o gol do título dos espanhóis no torneio.

Espanha e Inglaterra fizeram um primeiro tempo pouco movimentado no Estádio Olímpico de Berlim. Os 47 minutos iniciais foram extremamente burocráticos e as duas seleções chegaram com pouco ou nenhum perigo nas tentativas de ataque. O melhor estava guardado para a segunda etapa, já que Nico Williams abriu o placar com apenas um minuto de jogo. Depois de sair na frente, a Espanha tentou controlar o jogo e manteve a posse de bola. Gareth Southgate colocou Palmer no lugar de Mainoo e o jogador do Chelsea empatou a partida aos 27.

O confronto seguiu equilibrado e coube a Oyarzabal, que também saiu do banco de reservas, fazer o gol do tetracampenato da Espanha na Eurocopa. Os ingleses ainda chegaram com muito perigo pelo alto por volta dos 44 minutos. Unai Simón e Dani Olmo salvaram quase em cima da linha e garantiram a vitória da Espanha.

A Espanha venceu a Inglaterra e chegou ao tetracampeonato da Eurocopa. Com a conquista, os espanhóis se tornaram os maiores campeões da história do torneio. Ao lado da Alemanha, já ocupavam a liderança do quesito e agora assumem o posto de forma isolada. Veja a lista com todos os campeões.

A Euro 2024 teve uma série de atletas que ganharam destaque inédito para o mundo de futebol e na decisão do torneio o cenário não foi diferente. Oyarzabal, de 27 anos, é atacante da Real Sociedad, equipe que não está entre as mais populares do futebol espanhol. Profissional desde 2015, nunca atuou por outro clube de futebol e começou sua trajetória pela seleção espanhola em 2016. Desde então, realizou 37 jogos com a camisa da Espanha e fez 12 gols defendendo seu país. O atacante entrou para a história do esporte neste domingo.

A Espanha venceu a Inglaterra e atingiu um feito impressionante, chegando ao título com 100% de aproveitamento. A equipe de Luis de la Fuente venceu as sete partidas que disputou na Eurocopa 2024, algo inédito desde que o torneio passou a contar com 24 seleções. A única a atingir a marca desde que a competição passou a contar com a fase de grupos foi França de 1984, que venceu os cinco jogos disputados.

Além dos 100% de aproveitamento, a Espanha teve que passar por quatro campeães mundiais na sua campanha, sendo três delas no mata-mata. A Itália foi derrotada na fase de grupos. Nas oitavas, os espanhóis derrotaram a Alemanha; nas semis, passaram pela França; na final, derrotaram a Inglaterra e chegaram ao inédito tetracampeonato da Eurocopa.

A Inglaterra perdeu a sua segunda final consecutiva da Eurocopa e segue na seca de títulos. Desde 1966, os ingleses não conquistam uma competição sequer e são os campeões mundiais com maior jejum na história do futebol. 

Informações GE

Foto: REUTERS