Na próxima quinta-feira (19) Feira de Santana se transforma em um grande palco cultural para homenagear um dos seus mais ilustres filhos da literatura: Sales Barbosa (1862-1888). O evento, intitulado “Auto do Anjo Anunciador”, acontece das 14h às 20h, ao lado do Mosaico localizado na Praça dos Remédios, na Rua Sales Barbosa, centro da cidade.
Reconhecido por sua sensibilidade poética e por seu amor à cidade, Sales Barbosa é um dos expoentes do romantismo feirense. Sua obra, que ainda ecoa no imaginário cultural da região, será celebrada em um evento que reúne diversas expressões artísticas, como exposições de arte, peças teatrais, apresentações musicais, capoeira, samba de roda e a tradicional técnica de fotografia Lambe-lambe.
A idealizadora do evento, Cíntia Portugal de Almeida Tranzillo de Vasconcelos, é um nome de destaque na preservação da memória cultural de Feira de Santana. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e mestre em Estudos Literários, Cíntia também é autora do livro Caminhando pela Cidade: Crônicas sobre as Ruas, Praças e Becos de Feira de Santana. Articulista e membro ativo de instituições como a Academia Feirense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, ela é uma defensora incansável do legado literário local.
O evento é promovido pelo Museu a Céu Aberto Sales Barbosa (MASB), presidido por Cíntia, e tem como objetivo preservar a memória cultural da cidade, destacando a literatura, a arte e a história de Feira de Santana. Com o apoio da Prefeitura e de grupos e entidades culturais, a iniciativa visa aproximar a população de suas raízes históricas, valorizando a importância da poesia no fortalecimento da identidade feirense.
Programação e conexão cultural
A programação gratuita e aberta ao público promete atrair tanto moradores quanto visitantes. Além de apresentar a obra de Sales Barbosa, o evento é uma oportunidade para o público vivenciar a riqueza cultural da cidade, através de atividades que resgatam suas tradições históricas e literárias.
“Este evento não é apenas uma celebração de um grande poeta, mas também um convite para que todos reconheçam a força cultural que pulsa em nossa cidade”, afirma Cíntia.