Festa em louvor a Santa Bárbara atrai centenas de fiéis em Feira de Santana

Nesta quarta-feira (4), centenas de fiéis participaram das celebrações em homenagem à Santa Bárbara, em Feira de Santana. A festa traz uma mistura de tradição e fé, que se espalharam por diversas ruas e avenidas da cidade em meio à procissão, em louvor e gratidão, à padroeira dos feirantes, dos bombeiros, mas também protetora dos raios, trovões e relâmpagos.

O evento, que já faz parte do calendário religioso da Bahia e abre o calendário de festas populares no estado, também possui um forte sincretismo religioso com a participação de diversos segmentos do candomblé, que homenageia a divindade Iansã.

 
As celebrações tiveram início por volta das 7h, com uma a Missa na igreja Senhor dos Passos, seguida da Procissão até o Centro de Abastecimento, onde por volta das 11h foi servido o caruru de Santa Bárbara para mais de 2 mil pessoas.

Completando mais um ano de vida nesta quarta-feira, o devoto Ideildo Ramos não escondeu a emoção de poder participar mais um ano deste momento especial.

“Eu sou devoto dela, nasci no dia 4, e estou aqui presente porque é uma santa muito forte e tudo que eu peço a ela, faz por mim. Tenho que agradecer muito a ela. Todos os anos participo. Onde eu estiver tenho que participar”, declarou.

 
Uma das baianas de acarajé presentes ao evento confirmou que a celebração traz um forte sentimento e esperar ser curada de problemas de saúde que vem enfrentando há alguns meses.

“Meu sentimento é grande. Estou pedindo a ela para me curar, tenho quatro meses sofrendo com dor e vim hoje aos pés dela para me dar livramento. É tradição de família.”

O vereador Pedro Américo também participou da procissão. Para ele, o evento religioso passou por diversos momentos gloriosos ao longo da história, no município, e precisa ser fortalecido.

“Todo ano eu gosto de participar. Eu entendo que é um momento de celebração e tem uma representação sobre a história e o comércio de Feira de Santana. A festa é para além de uma evento religioso, é da tradição, da memória de Feira e em especial para os comerciantes. O caruru também é uma tradição importante. Essa festa já teve momentos gloriosos. Precisamos fazer com que a população de Feira possa refletir sobre isso, que é importante participar e resgatar esses momentos tão importantes para a cidade.”

Crédito: Reprodução Folha do Estado