O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, informou que as festas populares que acontecem em Salvador durante o verão em 2025 terão protocolos de combate ao calor. Entre as medidas confirmadas estão: distribuição de água mineral e protetor solar, além de uso de aspersores que liberam jatos de água. A prefeitura da capital colou em prática o protocolo pela primeira vez neste ano.
A estação mais quente do ano começa neste sábado (21), logo acontece o Festival da Virada, Lavagem do Bonfim, Festa de Iemanjá e em seguida, o Carnaval 2025. Segundo diretor da Codesal, não há previsão para que recordes de temperaturas sejam atingidos neste verão. Apesar disso, os procedimentos têm objetivo de manter o bem-estar de baianos e turistas durante grandes eventos abertos.
“Todas as orientações que passamos no ano passado serão mantidas: ilhas de hidratação, aspersores e distribuição de protetor solar. As medidas devem do mesmo modo para Lavagem do Bonfim e outras festas no período do verão”, explica Sosthenes.
“Claro que vamos sempre analisando se há outro tipo de necessidade. Não temos previsão de fenômenos anormais para o período do verão. Ou seja, embora esteja muito calor, estamos dentro da margem de segurança”, completa. O alerta máximo da Defesa Civil de Salvador é acionado caso a temperatura ultrapasse 36 °C.
As medidas de combate ao calor durante grandes eventos foi implementada pela prefeitura de Salvador neste ano pela primeira vez. O protocolo específico foi criado depois da morte da estudante Ana Clara Benevides Machado, 23 anos, por exaustão térmica causada pelo calor, durante um show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro.