O Festival Curta Bahia chega à Escola Polivalente, no município de Santo Estevão, a 157 km de distância de Salvador, e busca contribuir com mais um espaço de exibição de filmes baianos, além de descentralizar as exibições audiovisuais da capital, levando o projeto para o interior do estado e formar novos públicos. A primeira edição do evento acontece de 21 a 25 de outubro com exibições abertas ao público gratuitamente, às 09h e 14h.
Cineasta e sócio fundador da Olho de Vidro Produções, produtora audiovisual baiano realizadora do Festival, Klaus Hastenreiter explica os motivos para a escolha do município para o início do projeto. “Santo Estevão foi a primeira cidade escolhida para mostra itinerante Curta Bahia por conta de sua histórica relação com cinema. Uma cidade onde havia de fato um cinema de rua e, assim como tantas outras cidades do interior baiano, deixou de ter por falta de manutenção e interesse do poder público em investir na formação de público de cinema local. Nosso objetivo é trazer o interesse de crianças e adolescentes moradores da cidade, para serem sementes nesse projeto amplo de criação de um novo público para o cinema feito na Bahia e no Brasil.”
Para compor a mostra, foram selecionados 25 curtas-metragens entre 96 inscrições, vindas de 26 cidades da Bahia. Além de Salvador, as obras que serão exibidas são de municípios como Cachoeira, Conceição do Almeida, Ipiaú, Lençóis, Porto Seguro e Vitória da Conquista. A cada dia do festival, cinco filmes serão exibidos, cada um explorando uma temática específica e instigante: no dia 21/10, mergulharemos nas questões de Gênero; em 22/10, a Metalinguagem tomará conta; no dia 23/10, viajaremos pelo universo da Sci-Fi; em 24/10, vislumbraremos o Futuro; e, no dia 25/10, exploraremos o conceito de Território.
Faltando ainda poucos dias para o início do Festival Curta Bahia, Klaus Hastenreiter já tem planos para as próximas edições. “Já estamos pensando em uma nova edição, mas ainda não decidimos o próximo município a receber a programação, porque a ideia é justamente essa: Ser um festival itinerante de exibição de filmes baianos, onde cada edição possa ocorrer em um espaço diferente com objetivo de fomentar a formação de público na Bahia e aproximar estudantes do conteúdo cinematográfico realizado no estado.”
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Olho de Vidro Produções
A Olho de Vidro Produções está celebrando 10 anos de criação e traz em seu portfólio produções de cinema de gênero, como a comédia, o horror e o fantástico. Com curtas-metragens como “Não Falo com Estranhos” (2017), “Onze Minutos” (2018), “Pelano!” (2019), “Mamãe!” (2021) e “Solange Não Veio Hoje” (2023), a produtora baiana acumula mais de 70 prêmios e mais de 500 seleções em festivais nacionais e internacionais de cinema, como Festival de Brasília, Mostra de Tiradentes, Cine PE e Panorama Internacional Coisa de Cinema.
A produtora já realizou duas edições do “Curso de Cinema Independente” e uma edição do “Matura Cine – Aprendendo Cinema após os 50”, iniciativas que visam ampliar o acesso ao conhecimento cinematográfico em diversos setores da sociedade. Além disso, a empresa foi uma das responsáveis pela realização de seis edições da mostra “Lugar de Mulher é no Cinema”, um festival de cinema baiano que destaca filmes feitos por mulheres e pessoas não-binárias. Em 2022, também produziu o podcast “Nosso Cinema”, que apresenta uma série de entrevistas com cineastas mulheres baianas. Em 2024, realizou a 1ª edição do LabQueer, laboratório de roteiro voltado para profissionais baianos LGBTQIAPN+.
Serviço
O Quê? Festival Curta Bahia
Quando? 21 a 25 de Outubro
Quanto? Gratuito
Onde? Escola Polivalente – Santo Estevão-BA
Acompanhe no Instagram: @festivalcurtabahia e @olhodevidroproducoes