Fornecimento de água será interrompido em cidades da região de Feira de Santana para avanço de obras de ampliação do sistema

O fornecimento de água será temporariamente suspenso na próxima quinta-feira, dia 24 de julho, em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, e outros cinco municípios do interior do estado.

De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a interrupção será feita para conectar a nova rede adutora e um reservatório elevado, que está em fase de construção ao sistema integrado de abastecimento de água da região.

A suspensão começará às 5h. Os serviços devem ser concluídos até o final da noite do mesmo dia.

Confira as localidades afetadas:

Feira de Santana
Conceição da Feira
São Gonçalo dos Campos
Tanquinho
Santa Bárbara
Santanópolis

Após a conclusão dos trabalhos, a retomada do abastecimento será feita de forma gradativa, já que é necessário preencher novamente toda a rede de distribuição até que a água chegue aos imóveis.

Por isso, a Embasa orienta a população a armazenar água de forma segura e econômica nos reservatórios domiciliares e evitar desperdícios ou usos que possam ser adiados, até que o sistema esteja completamente normalizado, o que pode ocorrer em até 48 horas após o fim do serviço.

Obras de ampliação
De acordo com o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto, a obra tem como objetivo aumentar a oferta de água tratada e garantir maior segurança hídrica, principalmente durante períodos de estiagem e altas temperaturas.

As obras da terceira etapa do sistema integrado de abastecimento estão em andamento, com o investimento de R$ 111 milhões. As melhorias incluem:

ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), com aumento de 750 litros por segundo na capacidade de produção;
implantação de uma Estação de Tratamento de Lodo;
construção de um reservatório elevado com capacidade de 600 m³;
ampliação das estações elevatórias;
instalação de um sistema de lavagem dos filtros, entre outras melhorias operacionais.

Com a conclusão da obra, a capacidade de distribuição de água tratada, segundo a empresa, será ampliada para 2.250 litros por segundo, beneficiando diretamente cerca de 1,1 milhão de pessoas nos seis municípios contemplados.

 

Foto: Embasa