Fundação Hospitalar de Feira de Santana apresenta plano de ações para 2025

A Secretaria Executiva do Conselho Administrativo da Fundação Hospitalar de Feira de Santana divulgou através da edição desta quinta-feira (12) do Diário Oficial Eletrônico do Município os projetos e iniciativas que serão implementados no exercício de 2025. As propostas foram aprovadas unanimemente pelos membros do Conselho em reunião realizada nessa quarta-feira (11).

Os principais destaques do plano são voltados para ampliação de serviços, melhorias na infraestrutura e inovações tecnológicas. Entre as medidas planejadas está a terceirização da nutrição do Hospital da Mulher, que busca otimizar a qualidade e eficiência do atendimento nutricional. Também está previsto o aumento de 30% nas cirurgias eletivas, com a inclusão de novas modalidades, e a implantação de uma segunda Farmácia Satélite nas enfermarias do Hospital da Mulher, visando maior agilidade no fornecimento de medicamentos. O serviço de especialidades pediátricas será ampliado, com a reforma e ampliação da sala de fisioterapia. Além disso, a criação de novos leitos está entre as metas, com a implantação de 10 leitos adicionais na Enfermaria D e dois leitos exclusivos para gestantes vítimas de violência.

No âmbito da infraestrutura e sustentabilidade, será realizada a digitalização de documentos, com a contratação de uma empresa para modernizar a gestão documental. Haverá também a reforma do Conforto de Enfermagem, para melhorar as condições de trabalho das equipes, e a construção de um novo andar no fundo da unidade para serviços de manutenção predial e equipamentos, permitindo transformar o espaço atual em seis novos leitos para a Casa da Puérpera. Outro projeto relevante é a implantação de energia solar nas unidades pertencentes à Fundação, promovendo maior sustentabilidade.

Entre as novas unidades e serviços previstos, destaca-se o funcionamento da Casa de Parto, do Ambulatório de Saúde da Mulher, do CMDI Saúde do Homem e do CMDI II. O serviço de Nutrição Clínica será implantado no ambulatório do Hospital da Mulher, ampliando as opções de atendimento.

A segurança também será reforçada, com a implantação de Brigadas de Incêndio em todas as unidades da Fundação e a atualização do mapeamento de risco ocupacional para as novas instalações. Além disso, haverá investimentos em equipamentos para atender à ampliação de serviços e melhorar a qualidade do atendimento.

A presidente da FHFS, Gilberte Lucas, ressaltou que as metas para 2025 refletem o empenho da Fundação em acompanhar as demandas crescentes da população e promover um atendimento humanizado e de excelência. “Com essas iniciativas, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana busca reforçar seu compromisso com a melhoria da saúde pública no município, priorizando a inovação, a expansão de serviços e a segurança dos pacientes e colaboradores”, destaca Gilberte.

Fátima Brandão - Arquivo