Em meio à concorrência com produtos importados, no centro da cidade, a Galeria do Artesão é o local ideal para encontrar artigos únicos de decoração natalina produzidos por artesãos locais que utilizam elementos regionais como sementes, cipó, sisal e outros para criar peças únicas e cheias de autenticidade.
No espaço localizado na rua Olímpio Vital – próximo ao cruzamento com a rua Manuel Mathias – uma variedade de produtos é oferecida para agradar os clientes. O espaço é mantido pela Prefeitura de Feira de Santana.
A Galeria do Artesão se destaca como uma excelente opção para quem busca não só adornos natalinos, mas diversos objetos decorativos com um toque artesanal e regional como couro, barro, entre outros. No local, a loja Bahia Pita se destaca. No mercado há 35 anos, a produção das únicas árvores de Natal nordestinas começam a ser produzidas desde outubro para atender a demanda.
De acordo com Wilson Pereira, artesão responsável pela loja, cada peça é única, feita à mão com materiais regionais como cipó, sementes, sisal e barro.
“Isso garante um acabamento especial e um toque de autenticidade que as produções em massa dos produtos importados simplesmente não têm. Para o Natal, nossa expectativa é que as vendas melhorem, já que o comércio está começando a esquentar, embora ainda esteja devagar. O grande desafio é a concorrência com os produtos importados, que vêm com preços mais baixos, mas não oferecem a mesma qualidade e a singularidade das nossas peças”, observa.
Outro comerciante que faz parte da galeria é Bruno Fracklinn, da loja Bruno Artesanato.
“Aprendi o artesanato com minha mãe e isso se transformou na minha profissão. Hoje trabalho principalmente com a arte natalina, criando peças como árvores de Natal, mas também produzo decorações para outras datas, como o São João. Meu foco é criar peças exclusivas, que só eu faço, o que torna o trabalho ainda mais especial. Além das árvores, estou produzindo outras decorações menores, como presépios e itens para mesas, que são ideais para dar um toque rústico e único às comemorações de Natal”, citou.
De acordo com a responsável pela Galeria do Artesão, a chefe da Divisão de Apoio às Atividades Turísticas, Graça Cordeiro, o fluxo de pessoas à procura de produtos natalinos é muito bom.
“O espaço valoriza a cultura regional, oferecendo aos feirenses e visitantes a oportunidade de levar para casa peças únicas e autênticas, com o verdadeiro espírito nordestino. Os produtos vendidos aqui são lindos, originais e representam o Nordeste, trazendo à tona as raízes, a originalidade e a emoção. O Natal é um sentimento e uma peça de artesanato autêntica também estimula esse sentimento”, considera.