O Hospital Estadual da Criança (HEC) está investigando um caso de sarampo em Feira de Santana. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (16), através da assessoria de comunicação do Hospital Estadual da Criança, unidade onde a doença foi detectada.
A unidade hospitalar informou que o caso foi positivado, mas não pode entrar em detalhes sobre o estado clínico da paciente, uma menina de 12 anos. O hospital vai se posicionar sobre a confirmação do caso por meio de nota pública. Até o fechamento desta matéria, a nota não foi divulgada.
De acordo com informações iniciais, a adolescente estava internada no HEC, mas recebeu alta hospitalar antes da confirmação do resultado positivo para sarampo.
Feira de Santana não registrou casos positivos de sarampo nos últimos quatro anos. Apenas um caso foi confirmado na cidade, no ano de 2019, após um período de 21 anos sem registros de casos positivos da doença.
Em janeiro deste ano, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) fez um alerta sobre a baixa cobertural vacinal no município. Na época, o órgão afirmou que Feira de Santana possuia indicadores menores do que a média estadual nas nove vacinas referentes ao calendário infantil, entre elas a Tríplice Viral, que previne o sarampo, a caxumba e a rubéola.