Uma tarde repleta de carinho, empatia e solidariedade. Assim foi a ação realizada nesta quinta-feira (25) pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Elizabete Marques, conhecida como UPA da Queimadinha, na Associação Feirense de Assistência Social (AFAS), localizada no bairro Campo Limpo.
A iniciativa levou alimentos, materiais de higiene pessoal, além de muita alegria, momentos de louvor e acolhimento aos idosos assistidos pela entidade. As doações foram fruto da campanha promovida durante o “Junho Violeta”, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.
Os idosos também participaram de uma programação especial, com serviços de maquiagem, corte de cabelo e atividades voltadas ao bem-estar. Foi o caso de José Simões Dantas, de 83 anos. Distribuindo um largo sorriso, o morador da AFAS cantou, dançou e provou que é feliz. “Aqui eu durmo, faço minhas refeições e tomo meus remédios. E hoje ainda cantei e dancei”, contou, com um sorriso no rosto.
Os serviços foram realizados por voluntários da própria UPA. Entre eles, o controlador de acesso Luiz Eduardo de Cerqueira Bastos, que contribuiu com cortes de cabelo. “É muito gratificante fazer o bem e proporcionar essa alegria”, afirmou.
Iandra Carvalho, líder da recepção e higienização da unidade, também participou da ação embelezando as idosas com cuidados especiais. “O trabalho humanizado que oferecemos na UPA vai além dos muros da unidade. Levamos acolhimento também à comunidade externa”, destacou.
A diretora da UPA da Queimadinha, Emanoela Souza, acompanhou a atividade e reforçou a importância do gesto. “A saúde vai além do atendimento clínico. Ações como essa fortalecem vínculos, valorizam a vida e reafirmam nosso compromisso com o cuidado humanizado, especialmente com quem mais precisa.”
Para Karine Lacerda, enfermeira e responsável técnica da AFAS, a parceria tem impacto direto na qualidade de vida dos idosos. “Atendemos pessoas em situação de vulnerabilidade. Iniciativas como essa transformam o dia deles. É um gesto de afeto e respeito que acolhe e fortalece”, afirmou.
Rede municipal de urgência e emergência
A UPA Elizabete Marques integra a rede municipal de urgência e emergência de Feira de Santana, que conta com outras oito unidades. Entre elas, estão a UPA da Mangabeira e sete policlínicas localizadas nos bairros Rua Nova, Parque Ipê, George Américo, Tomba, Feira X e nos distritos de Humildes e Maria Quitéria (São José).