IRPF 2024: Saiba como consultar o terceiro lote da restituição

Com a expectativa de pagar R$ 8,5 bilhões para 6,09 mil contribuintes, a Receita Federal liberou nesta quarta-feira, 25, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Também terão direito a receber neste momento, 54,2 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.

Segundo o Fisco, quase todo o valor será para contribuintes com prioridade no reembolso, que também contempla restituições residuais de anos anteriores. A maior parte deles, 5.711.130 contribuintes, informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida.

Na lista de prioridade para receber a restituição estão 95.040 entre 60 e 79 anos, 54.241 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul e 34.014 cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes são 14.756 contribuintes idosos acima de 80 anos e 9.672 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

 
Como consultar

Para saber quanto pode receber, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e em seguida clicar na opção Imposto de Renda. Em seguida, basta clicar em Consultar a Restituição.

O contribuinte deve clicar em Iniciar, no lado direito e informar o CPF, a Data de Nascimento e o ano em exercício que queira receber a restituição. A página oferece orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

As restituições também podem ser consultadas através do aplicativo para tablets e smartphones, diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento será feito em 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Crédito: Reprodução