Jovens de Feira recebem orientação profissional gratuita para o mercado de trabalho

Jovens de 14 a 24 anos participaram, na manhã desta quarta-feira (30), de um curso de orientação profissional gratuita promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Juventude (SEJUV), em parceria com o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET). O evento, realizado no auditório da Universidade Salvador (UNIFACS), teve como objetivo preparar os jovens para o mercado de trabalho.

A secretária de Juventude, Suelen Assis Moreira, destacou a importância da iniciativa. “Com esse curso nós estamos garantindo a execução das políticas públicas para os jovens, abordando temas como o programa ‘Jovem Aprendiz’, comportamento em entrevistas, postura e outros conhecimentos essenciais para a construção de um futuro profissional sólido para eles”. Todos os participantes do curso recebem certificado, que pode ser incluído no currículo.

O programa Jovem Aprendiz, também conhecido como “Aprendiz Legal”, é uma porta de entrada para o primeiro emprego e desenvolvimento de habilidades, com direito a remuneração e benefícios. 

“O curso também visa captar currículos e encaminhar os jovens para entrevistas. Assim, o jovem que se posicionar bem hoje já poderá sair com uma chance no mercado de trabalho”, pontua Suelen.

A grande procura pelo curso levou a um número de inscrições que ultrapassou a capacidade do auditório. Apesar do sucesso das inscrições, Suelen faz um apelo para que todos os inscritos compareçam aos próximos encontros. “Este é um momento importante para o desenvolvimento do jovem e agrega valor ao currículo. A quem se inscrever para o próximo curso, pedimos que realmente compareça e traga mais jovens para aproveitar essa oportunidade”. 

Uma nova edição do curso está programada para o dia 27 de novembro, com inscrições a serem abertas em breve. O próximo encontro trará temas como gestão do tempo e o impacto das telas na vida dos jovens, buscando ampliar a preparação para os desafios do mercado de trabalho. 

Foto: Valdenir Lima