A campanha da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris anunciou neste domingo (28) que arrecadou US$ 200 milhões (cerca de R$1,1 trilhão) em doações eleitorais. O valor foi obtido em apenas uma semana de divulgação, desde que o presidente Joe Biden abandonou a corrida eleitoral. A quantia já extrapola o montante arrecadado por Biden nos três primeiros meses do ano.
A maior parte desse valor, cerca de dois terços, veio de doadores que ainda não haviam contribuído, segundo a campanha. Kamala ainda realizará uma arrecadação de fundos em Houston, no Texas, na próxima quarta-feira, de acordo com cópia do convite revisada pelo New York Times.
A campanha informou ainda que inscreveu mais de 170 mil novos voluntários nos últimos dias. Mitch Landrieu, copresidente da campanha, disse na MSNBC que Harris “teve uma das melhores semanas que vimos na política nos últimos 50 anos”. Na última quinta-feira, foi lançado o seu primeiro vídeo de campanha: um clipe de 75 segundos que apresenta a música “Freedom”, de Beyoncé.
No vídeo, Harris diz: “Escolhemos um futuro onde nenhuma criança vive na pobreza, onde todos podemos pagar por cuidados de saúde. Onde ninguém está acima da lei. Acreditamos na promessa da América, e estamos prontos para lutar por ela. Porque quando lutamos, vencemos”.
A vice-presidente conseguiu o apoio da maioria dos delegados à Convenção Nacional Democrata, provavelmente garantindo que ela se tornará a candidata oficial do partido à presidência no próximo mês.