Lucho desencanta de vez, Bahia vence Retrô e abre vantagem para a volta

O Bahia largou na frente na disputa por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (30), o Tricolor venceu o Retrô por 3 a 2, na Arena Fonte Nova, e abriu vantagem no confronto das oitavas. A partida de volta será no dia 6 de agosto, na Arena Pernambuco.

Com time misto em campo, o Esquadrão construiu o placar ainda no primeiro tempo, com dois gols de Lucho Rodríguez. O Retrô descontou após falha de Ronaldo, mas o Bahia voltou a balançar a rede na etapa final com Willian José e assegurou a vantagem para o duelo de volta.

O resultado permite ao Bahia empatar no jogo da volta ou perder por até um gol de diferença para garantir a classificação. Quem avançar para as quartas embolsa R$ 4,74 milhões em premiação.

 

O jogo

A partida começou com equilíbrio e certa intensidade. O Retrô adiantou as linhas e buscou pressionar o Bahia no campo ofensivo, mas a proposta de posse de bola e trocas rápidas de passes do time de Rogério Ceni se sobressaiu nos minutos iniciais.

Apesar de dominar as ações, o Tricolor encontrou dificuldades para transformar esse controle em oportunidades reais de gol.

Faltava efetividade no terço final do campo, e os primeiros 15 minutos foram marcados por um ritmo morno de ambas as equipes.

Nesse cenário, Lucho Rodríguez destoava: com boa movimentação e intensidade, o uruguaio era quem mais se destacava e mostrava disposição para mudar o rumo da partida.

E foi justamente ele quem abriu o placar, aos 18 minutos. Após boa construção iniciada por Cauly, Iago Borduchi cruzou para a área sem sucesso. Na sequência, Kayky cruzou de pé trocado e encontrou Lucho bem posicionado para finalizar com precisão.

Um minuto depois, o camisa 17 aproveitou erro na saída de bola do Retrô, saiu cara a cara com o goleiro e finalizou com frieza para ampliar.

O atacante uruguaio encerrou um jejum de mais de 20 partidas sem marcar e chegou ao seu terceiro gol nos últimos dois jogos.

Com a vantagem no placar, o Bahia passou a administrar o jogo no seu estilo característico, trocando passes e controlando a posse.

Mesmo com uma equipe mista, o time parecia confortável com o resultado parcial.

Aos 32 minutos, no entanto, uma falha grosseira de Ronaldo recolocou o Retrô no jogo. O goleiro errou um passe na saída de bola, Diego Guerra interceptou e a bola foi lentamente em direção ao gol, diminuindo o placar para 2 a 1.

Animado com o gol, o Retrô cresceu na partida, ficou mais com a bola e buscou o ataque pelos lados, mas sem conseguir furar a defesa do Esquadrão. Mesmo após o erro, Ronaldo seguiu sendo aplaudido pela torcida sempre que tocava na bola.

O segundo tempo começou com a mesma toada da etapa inicial. O Bahia seguiu dono da posse de bola, controlando o ritmo e buscando espaços, enquanto o Retrô se mantinha organizado defensivamente e apostava nos contra-ataques.

Aos 10 minutos, os visitantes assustaram. Em sua primeira grande chance na etapa final, obrigaram Ronaldo a trabalhar com um belo salto para evitar o empate.

Na tentativa de esfriar o adversário, o Tricolor intensificou seu volume ofensivo e chegou diversas vezes com perigo.

A bola rondava a área, cruzava em frente ao gol, mas faltava alguém para empurrar para as redes.

Percebendo a necessidade de mais presença no ataque, Rogério Ceni acionou o banco.

Willian José, Everton Ribeiro e Ademir foram chamados para mudar o panorama. O impacto foi imediato: o time ganhou dinamismo e passou a pressionar ainda mais a defesa pernambucana. Pouco depois, foi a vez de Erick Pulga, Luciano Juba e Jean Lucas entrarem.

Com seis mudanças no total — permitidas por conta da substituição do jogador Diego Guerra, do Retrô, que saiu após protocolo de concussão — Ceni deixou claro que queria resolver a parada em casa.

Aos 33, o plano funcionou. Everton Ribeiro fez um lançamento açucarado para Ademir, que cruzou na medida para Willian José completar: 3 a 1 na Fonte Nova e vantagem mais confortável para a partida de volta.

O Retrô ainda teve perna para diminuir a diferença no fim. Aos 42 minutos da segunda etapa, o atacante Franklin Mascote aproveitou sobra dentro da área e mandou para o fundo da rede: 3 a 2.

O gol dá novo fôlego ao time pernambucano para o jogo da volta, marcado para o dia 6 de agosto, na Arena Pernambuco.

FICHA TÉCNICA

Bahia 3×2 Retrô
Copa do Brasil – Oitavas de final (jogo de ida)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: Quarta-feira, 30 de julho
Horário: 19h30
Público: 29.497
Renda: R$ 759.650,00
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Transmissão: Amazon Prime

Gols: Lucho Rodríguez (18′ e 19′) e Willian José (78′) [Bahia] / Diego Guerra (32′) e Franklin Mascote (87′) [Retrô]
Cartões amarelos: Acevedo [Bahia] / Mike [Retrô]

Bahia: Ronaldo; Gilberto, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Iago Borduchi (Luciano Juba); Acevedo, Michel Araújo (Everton Ribeiro), Rodrigo Nestor (Jean Lucas) e Cauly (Willian José); Kayky (Ademir) e Lucho Rodríguez (Erick Pulga). Técnico: Rogério Ceni.

Retrô: Fabian Volpi; Robson, Rayan, Gustavo Salomão (João Lucas), Iba Ly e Eduardo Porto (Júnior Fialho); Diego Guerra (Mike – Radsley), Richard e Gledson Paixão; Tales (Rômulo) e Vagner Love (Franklin Mascote). Técnico: Itamar Schülle.
 

Foto: Letícia Martins/EC Bahia