Moradores do bairro Baraúnas protestam contra fechamento de escola estadual

Moradores do bairro Baraúnas realizaram um protesto na manhã desta segunda (12), contra o fechamento do Centro de Ensino e Cultura Dr. Eduardo Froes da Mota, unidade escolar do governo do Estado.

David Lima, representante da comunidade, ressaltou a importância da escola para o bairro e pediu uma reunião com o diretor do NTE 19 (Núcleo Territorial de Educação) Murilo Cerqueira, para apresentar a pauta de reinvindicação dos moradores e uma possível solução.

“Estamos nessa mobilização comunitária no bairro Baraúnas reivindicando o não fechamento da unidade de ensino, único órgão do governo do Estado na comunidade, e que atende as necessidades da comunidade dentro do ensino técnico e profissionalizante, cursos e oficinas culturais para todos. Protestamos pelo não fechamento e pedimos que o diretor no NTE 19 , Murilo Cerqueira, ouça a comunidade, venha ao espaço comunitário da Baraúnas, estamos dispostos a dialogar, não há decisão no contexto educacional segundo as leis que regem a educação que não tenha a participação de uma gestão escolar democrática, pois isso envolve a escola, a comunidade, podem até existir estudos técnicos ou de impacto, mas não dialogar com a comunidade deixa todo o processo sem transparência. Pedimos a reformulação da escola, o não fechamento e a oferta de cursos técnicos profissionalizantes, não perderemos nosso único espaço educacional estadual”.

Maricélia Ferreira, mãe de aluno que estuda na unidade escolar, disse não ser seguro que as crianças estudem em outros bairros.

“Estamos aqui para fazer esta mobilização contra o fechamento da unidade escolar, a escola Estadual Centro de Ensino e Cultura Dr. Eduardo Fróes da Mota, onde nossas mães estudaram, nós estudamos e nossos filhos também estudarão. Isso é um descaso com a população, não temos como deixar nossos filhos irem para outros bairros, por conta da violência, isso não pode acontecer, olhem para a comunidade, que está de mãos atadas, sem ter o que fazer”.

O diretor do NTE 19, Murilo Cerqueira, disse que há conversas sobre a possibilidade de cessão do imóvel da unidade escolar, para o município, mas que tudo ainda está na fase de diálogo.

Fonte: Conectado News