Mulheres em Movimento #3: Rachel Reis

A Protagonista #3 do Editorial é, sem dúvida, a estrela mais brilhante da cidade, pelo menos, desde que sua música caiu no gosto do povo e gera milhões de acessos e visualizações nas plataformas digitais. Indicada ao Grammy Latino 2023, com Meu Esquema – seu álbum de estreia lançado em 2020 – Rachel Reis também concorreu ao Prêmio Multishow 2023, na categoria de Música Popular do ano com Bateu – canção em parceria com Gilsons e Mulú, que integra a trilha sonora da novela Renascer.

A cantora e compositora feirense, que iniciou sua caminhada profissional cantando em bares e formaturas, atualmente é considerada um dos grandes nomes da nova geração de artistas da Música Popular Brasileira, sendo citada pela respeitável Revista Vogue [2022] como uma das três promissoras artistas que se deve ouvir e acompanhar com atenção. Ela nos concedeu entrevista durante o Carnaval de Salvador 2024, em frente ao seu camarim, o que só foi possível graças a gentileza de Fernando Castro [seu Produtor], que soube contornar com muita elegância o desnecessário e grosseiro rigor da produção de palco da Prefeitura Municipal de Salvador.

Rachel brilhou no Campo Grande, no palco projetado para oferecer shows no intervalo entre a passagem dos trios elétricos, e onde se apresentaram grandes artistas como Sarajane, Paulinho Boca de Cantor e Davi Moraes [com participação de Ivete Sangalo]. Quando indagada sobre a sensação de estar no palco, em pleno carnaval, vendo o público cantar junto se disse “muito feliz porque a gente nunca sabe se as pessoas vão conseguir parar, porque é trio passando o Tempo todo, então, a gente vem aí pra ver como é que é…e quando chega o pessoal tá esperando a gente, é bonito!”.

A Micareta de Feira de Santana, primeiro e mais tradicional carnaval fora de época do país e que acontece em abril, também deve apresentá-la como uma de suas atrações e, sobre os trâmites para contratação, a artista revelou que está “esperando chegar num acordo, tô querendo fazer e só tá dependendo deles. Eu quero cantar em trio, mas não sei se tenho pique, se tenho fôlego… tudo indica que vai ser palco, tô me preparando”.

Após refazer a maquiagem e, apesar da pressa – porque ainda faria uma participação no Camarote Expresso 2222 e voaria até Recife pra cantar no carnaval da capital pernambucana – Rachel nos recebeu sorridente, atenciosa e entusiasmada ao identificar que éramos uma equipe de sua cidade natal. Lembrou, inclusive, que uma das primeiras entrevistas que concedeu foi gravada pelo colega Anderson Torres, cinegrafista que registrou nossa conversa.

Por estar literalmente abalando tudo é que Rachel Reis foi selecionada para integrar esse Editorial Temático, que destaca notáveis mulheres feirenses, hoje em sua penúltima Edição. No próximo domingo, encerrando a primeira temporada do projeto, será publicado o texto onde a Digital influencer Laís Ponce será a Protagonista e abordaremos, dentre outros, temas como a potência da comunicação em rede e o corpo e a autoestima de mulheres.

Até lá!

 

Divulgação/Luan Martins