A partir desta quinta-feira, 15 de agosto, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será disponibilizada em oito postos SAC no interior da Bahia, incluindo Feira de Santana. Cecília Pereira, coordenadora do SAC, detalha o processo para os moradores da cidade.
“O cidadão que precisa obter uma identidade deve apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil original, ou uma fotocópia autenticada, para quem já possui o RG atual, não há necessidade de renovação imediata, pois ele é válido até 28 de fevereiro de 2032.”
A nova CIN, que é gratuita para a primeira via, substituirá o antigo RG e poderá incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, e certificado militar, além de informações adicionais sobre condições de saúde e dados pessoais como tipo sanguíneo e opção de doação de órgãos.
“Como a troca não é obrigatória, os cidadãos têm um prazo até 28 de fevereiro de 2032 para realizar a troca. Para agendar o atendimento, é necessário utilizar o portal ba.gov.br ou o aplicativo ba.gov.br, além dos números de telefone e WhatsApp disponíveis.”
O atendimento da CIN em Feira de Santana, assim como em Barreiras, Conquista I e II, Ilhéus, Irecê e Itabuna, será feito somente através de agendamento prévio. A emissão do antigo RG estará suspensa entre os dias 12 e 14 de agosto para a implantação da CIN, mas os cidadãos que já haviam solicitado o documento poderão retirá-lo na unidade com o protocolo em mãos.
Além da versão física, a CIN terá uma versão digital disponível no GOV.BR três dias após a impressão e contará com um QR Code para verificação de autenticidade. A validade do novo documento varia conforme a faixa etária: 5 anos para crianças de 0 a 12 anos, 10 anos para indivíduos de 12 a 60 anos e validade indeterminada para maiores de 60 anos.
Para mais informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial (www.saeb.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além dos números de call center: (71) 4020-5353 (celular) e 0800 071 5353 (fixo).