Batizada de “Overclean”, a operação deflagrada nesta terça-feira (10) pela Polícia Federal para apurar um esquema fraudes licitatórias e desvio de dinheiro público determinou a prisão preventiva de 17 alvos. Até as 9h30 desta manhã, ao menos 15 desses nomes já haviam sido presos.
Entre os presos estão José Marcos Moura, proprietário da empresa MM Limpeza Urbana; e Lucas Maciel Lobão Vieira, ex-coordenador na DNOCS na Bahia.
Na decisão, a Justiça Federal cita “uma série de irregularidades e de indícios de irregularidades que foram identificados em contratos firmados entre a Coordenação Estadual na Bahia do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas [DNOCS] e a empresa Allpha Pavimentações e Serviços de ConstruçõesLtda”.
Além dos 17 mandados de prisão preventiva, foram expedidos ainda 43 mandados de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de bens, não só na Bahia, mas também em Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Dos 60 mandatos, ao menos 26 foram cumpridos em Salvador.
A operação faz parte de uma força-tarefa entre a Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF), Receita Federal e a Controladoria-Geral da União. A suspeita é que a organização criminosa tenha movimentado cerca de R$ 1,4 bilhão, incluindo R$ 825 milhões em contratos firmados com órgãos públicos apenas em 2024. As investigações apontaram que a organização criminosa tinha esquema estruturado para direcionar recursos públicos de emendas parlamentares e convênios para empresas e indivíduos ligados a administrações municipais. Eles colocavam em prática ainda o superfaturamento em obras e desvios de recursos.
Alvos dos mandados de prisão preventiva:
1. Alex Rezende Parente
2. Fabio Rezende Parente
3. Lucas Maciel Lobão Vieira
4. Clebson Cruz De Oliveira
5. Jose Marcos De Moura
6. Fábio Netto Do Espírito Santo
7. Flávio Henrique De Lacerda Pimenta
8. Orlando Santos Ribeiro
9. Francisco Manoel Do Nascimento Neto
10. Kaliane Lomanto Bastos
11. Claudinei Aparecido Quaresemin
12. Itallo Moreira De Almeida
13. Evandro Baldino Do Nascimento
14. Geraldo Guedes De Santana Filho
15. Diego Queiroz Rodrigues
16. Ailton Figueiredo Souza Junior
17. Iuri Dos Santos Bezerra