Passarela para ambulantes já começou a ser montada para o Carnaval

A Prefeitura de Salvador deu início à montagem da passarela para ambulantes que atuarão no circuito Barra-Ondina no Carnaval de 2025. A estrutura percorrerá do Morro do Cristo até o Farol da Barra, ‘funcionando como uma forma de melhorar a experiência de trabalho dos ambulantes e locomoção dos foliões, proporcionando conforto e segurança’, segundo o governo municipal.

Em 2024, foram credenciados 2.500 ambulantes para o circuito. No ano passado, 320 pessoas utilizaram o espaço -, mais 900 ao longo da Barra e 1.200 entre o Morro do Ipiranga e o Monumento Meninas do Brasil, em Ondina, de acordo com publicação do Correio.

O processo de credenciamento incluiu um sistema de pontuação para priorizar trabalhadores em situações específicas, como mães solo, chefes de família e aposentados, aponta o jornal A Tarde.

“Criou-se um critério de pontuação que privilegia aqueles que são ambulantes o ano todo em Salvador. Por exemplo, de dez pontos possíveis, quatro eram destinados a quem mora em Salvador. […] Aqueles com maior pontuação para cada festa conseguiam a licença para trabalhar. Em caso de empate, realizamos um sorteio eletrônico.”

“Os ambulantes puderam escolher os locais e eventos nos quais desejavam trabalhar, incluindo o circuito do Centro ou da Barra-Ondina, além de outras festas populares como Rio Vermelho, Dois de Fevereiro e Itapuã”.

Com o andamento da montagem, é esperado que a estrutura continue a conciliar organização, segurança e oportunidades de trabalho para os ambulantes, tornando a dinâmica do Carnaval cada vez melhor, aponta o A Tarde.

Foto: Bruno Concha/Secom PMS