O governo baiano acaba de bater recorde no número de atendimentos mensais realizados por meio de sua plataforma de serviços públicos digitais, a ba.gov.br. Ao longo do último mês de julho, a Secretaria da Administração da Bahia (Saeb) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) registraram mais de um milhão de atendimentos prestados aos cidadãos por meio da solução informatizada. Além do recorde mensal, 2024 já se tornou o ano com o maior número de serviços prestados por meio da plataforma, com seis milhões de atendimentos realizados de janeiro a julho. O número é superior inclusive à marca de cinco milhões registrada em 2021, quando as restrições de interação social da pandemia provocaram um incremento inédito na procura por serviços virtuais.
“Nossa expectativa era fechar o ano com 10 milhões de atendimentos, mas, graças ao crescimento registrado no último mês, a previsão é de que a meta seja alcançada já em novembro deste ano”, calcula o coordenador executivo de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami.O coordenador conta que um fator decisivo para o impulso da plataforma no mês de julho foi o interesse despertado pelo início da emissão no Estado da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). “Além disso, o crescimento contínuo comprova o acerto da nossa estratégia de transformação digital”, avalia Takenami, ao citar a importância da iniciativa do Estado, no final do ano passado, de centralizar as suas mídias digitais na ba.gov.br, como uma plataforma única de serviços e notícias.
Para completar, todos os meses, em média, cinco novos diferentes tipos de serviços passam a ser oferecidos à população, garantindo uma ampliação progressiva do portfólio de facilidades oferecidas por meio da plataforma, que já tem cinco milhões de usuários cadastrados.
“Esse resultado demonstra que o Governo do Estado tomou uma decisão acertada ao criar uma plataforma integrada que conecta os cidadãos aos serviços públicos, oferecendo também notícias e informações. A nossa proposta é facilitar cada vez mais a vida das pessoas. Para isso, vamos continuar modernizando a ferramenta e ampliando o seu uso pela população”, considera Daniel Ribeiro, coordenador-geral de mídias sociais da Secretaria de Comunicação Social (Secom).