Prazo para atualizar cadastro de rebanhos na Bahia termina domingo (15)

O Governo da Bahia, por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), alerta que o prazo para a atualização cadastral dos rebanhos nos 417 municípios do estado termina no próximo domingo (15).

A medida é fundamental para o controle sanitário e a manutenção da sanidade do rebanho baiano, que, segundo dados da última campanha de vacinação, alcançou 13,1 milhões de cabeças de bovinos, consolidando a Bahia como líder no Nordeste e sétimo maior produtor de carne bovina do Brasil.

A atualização deve ser feita por todos os criadores, independentemente do tipo de rebanho. O cadastro envolve não apenas bovinos, mas também caprinos, ovinos, aves, suínos, bubalinos, equídeos, abelhas e peixes/pescados. Mesmo quem possui animais para consumo próprio, lazer ou trabalho precisa realizar a declaração. A inscrição pode ser feita por meio do Sistema de Defesa Agropecuária da Bahia (Sidab), no site oficial da Adab (www.adab.ba.gov.br), ou diretamente nos 402 escritórios da Adab espalhados pelo estado.

Os criadores que não realizarem a atualização cadastral até o domingo (15) estarão sujeitos a medidas administrativas. As propriedades que não cumprirem o prazo poderão ser bloqueadas para a emissão e recebimento de Guias de Trânsito Animal (GTA), o que impedirá a comercialização de animais, incluindo a compra e venda de rebanhos de terceiros.

A campanha de atualização começou no dia 1º de novembro e tem como objetivo, além de garantir a sanidade do rebanho, coletar informações importantes para a Defesa Sanitária Animal, contribuindo para a criação de políticas públicas mais eficazes no setor agropecuário.

Foto: Ascom/Adab