Prefeitura realização mobilização contra ISTs com testes rápidos e orientações

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana realizou na manhã desta segunda-feira (1) uma ação de enfrentamento ao HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, com testes rápidos diagnósticos e orientações sobre como prevenir as infecções.

A mobilização ocorreu no estacionamento da Prefeitura de Feira, no Paço Municipal Maria Quitéria, na avenida Getúlio Vargas. A programação incluiu também vacinação e distribuição de preservativos.

Aos 75 anos, o aposentado José Osvaldo foi um dos pacientes que realizou testes rápidos e destacou a importância da prevenção. “Nós que já temos idade avançada precisamos acompanhar a saúde todos os dias. Apesar de eu ter 75 anos, mas tenho saúde, paz e prosperidade, mas o cuidado é essencial.”

Hamilton Mendes realizou o teste de glicemia por ser pré-diabético. “Minha glicose deu 84, então está ótima. Nossa preocupação é estar bem”, disse.

A enfermeira Larine Ferreira Bulhosa, da Secretaria de Saúde, informou que a campanha Dezembro Vermelho se iniciou hoje com a ação gratuita.

“Essa ação visa dar mais visibilidade à campanha Dezembro Vermelho, que é o mês de conscientização. A partir dos resultados vamos dar encaminhamentos para que essas pessoas sejam acolhidas. Além disso, também temos um serviço especializado que é o CSE, e quem tiver o desejo de realizar o teste rápido pode comparecer ao setor, como também às demais unidades de saúde”, informou.

A enfermeira Vanessa Sampaio, coordenadora do Centro de Referência Municipal IST/HIV/Aids e hepatites virais, acrescentou que a ação ocorre em parceria com outras entidades.

“Hoje estivemos aqui em parceria com a Associação de Familiares, Amigos e Pessoas vivendo com HIV/Aids Juntos pela Vida, e a partir desta ação estamos iniciando nossa campanha em dezembro, onde estaremos em alguns pontos da cidade, realizando testagens rápidas, mas o nosso serviço fica no Centro de Saúde Especializado de forma ininterrupta, sem horário de almoço, realizando os testes, distribuindo preservativos, dando informação e contamos com a adesão da população.”

Segundo Vanessa Sampaio, este ano em Feira o serviço diagnosticou 305 novos casos, mas que este número está dentro da média dos últimos 5 anos.

“Hoje temos 305 novos casos de pacientes residentes em Feira de Santana. São pessoas que foram diagnosticadas no serviço, e essa taxa é recorrente nos últimos cinco anos. O acompanhamento é realizado 100% pela Secretaria de Saúde, no CSE fora a assistência medicamentosa, que é a terapia antiretroviral, a gente conta com uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, enfermeiro, assistente social, pré-natal.”

Para ela, a prevenção continua sendo o melhor remédio. “Hoje a gente fala muito da prevenção combinada, como o uso do preservativo e paralelo a isso existe a PEP (Profilaxia Pós Exposição) e a Prep, que é pré-exposição. Hoje de 24 a 79 anos é a faixa etária onde a gente consegue perceber uma maior taxa de infecção.”

A delegada da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), Clécia Vasconcelos, também esteve presente na ação da prefeitura em apoio à campanha.

“Principalmente as mulheres são essa categoria que é a mais afetada e pessoas que tiveram a vida afetada, que perderam seus empregos, a família abandonou. E a gente precisa acabar com os estereótipos, porque ser infectada pelo HIV não significa que essa pessoa tem que ser banida da sociedade. Então essa ação é para chamar a atenção, para o Dia Internacional de Combate à Aids. É preciso resgatar essa consciência.”

Foto: Mário Sepulveda/ FE