Processo seletivo para jovem aprendiz em Salvador será aberto na próxima terça; veja como se inscrever

As inscrições para o projeto Jovem Aprendiz Empreendedor serão abertas na próxima terça-feira (25). A iniciativa, que visa selecionar 600 jovens, é promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), e do Parque Social. 
  
Para participar, os candidatos precisam:
 ter entre 14 e 21 anos;
residir em Salvador;
estar cursando ou ter cursado, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino;
e possuir Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) sem nenhum registro de atividade profissional anterior.
 

A comprovação de renda familiar também é necessária, sendo que o rendimento deverá ser de até meio salário mínimo por pessoa. Além disso, os candidatos devem ter disponibilidade para frequentar as atividades do projeto no turno oposto às aulas, caso ainda sejam estudantes.

As vagas serão distribuídas considerando a ampla concorrência, mas também cotas para pessoas pretas e pardas, filhas de mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas com deficiência e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

O processo seletivo será realizado via internet e terá três etapas eliminatórias: inscrição, análise dos documentos encaminhados no ato da inscrição e comprovação de renda e cota. Os interessados devem se inscrever através do formulário online.

Para a diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos, esse projeto tem potencial transformador na vida dos adolescentes contemplados. “A experiência adquirida em edições anteriores nos mostra o impacto positivo deste projeto na trajetória profissional e pessoal dos participantes”, disse a gestora.

O titular da Semge, Rodrigo Alves, ressalta que esse é um exemplo de que a gestão tem investido em políticas que possam fortalecer o desenvolvimento da capital em todas as áreas.

“O programa, que dobrou a capacidade ao sair de 300 para 600 vagas, é mais uma demonstração de comprometimento com a qualidade e o desenvolvimento da cidade por meio da excelência”, defendeu.

De acordo com a gestão, o Jovem Aprendiz Empreendedor oferece formação teórica e prática na função de Auxiliar de Escritório ao longo de 17 meses. O objetivo é desenvolver conhecimentos e competências que sejam relevantes para a vida profissional, pessoal e social dos participantes, promovendo oportunidades de inserção no mercado de trabalho por meio da atuação em órgãos da administração pública municipal.

Crédito: Reprodução