O vereador Professor Ivamberg se manifestou na quarta-feira (10) sobre o projeto votado na Câmara Municipal de Feira de Santana que altera o processo de seleção de diretores e vice-diretores das escolas municipais. A partir da nova regra, as nomeações serão feitas pela Secretaria Municipal de Educação, substituindo o modelo anterior, que envolvia participação da comunidade escolar.
“O prefeito mandou projeto onde o diretor da escola será indicado por ele. O que nos causa uma estranheza é que esse ano a gente votou essa mesma lei só que que dizia que, além da prova de aptidão, poderia ser indicado e/ou (eu até briguei pelo ‘ou’, pois seria o ‘e’), trazem agora a mesma lei retirando a participação da comunidade escolar. Na época eles precisavam receber o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e pela Lei teria que ter eleição. Então ele colocou, aprovou, recebeu o recurso e agora está mandando tirar”, reclama.
Para o vereador, a principal perda está no afastamento da comunidade escolar do processo decisório. Ele destaca que professores, pais, alunos e funcionários são parte fundamental da construção do ambiente escolar.
“Acho além de tudo é que a gente perde muito com isso, pois a comunidade escolar é quem faz a escola. O diretor sozinho não trabalha, é professor, aluno, pais e funcionários, esses componentes da comunidade sempre escolheram o diretor e vice. Foi dito durante a votação, inclusive, que aquelas pessoas que se colocam como algum tipo de oposição ou embate com o prefeito, não passariam nesse concurso. Foi uma informação nova, veiculada na Casa. A gente sabe que, isso aí é uma manobra para que o prefeito e seus secretários possam colocar quem eles quiserem como diretor”










