Putin apoia entrada da Venezuela no Brics durante encontro com Maduro na Rússia

Na 16ª cúpula dos Brics, Vladimir Putin se reuniu com Nicolás Maduro e expressou seu apoio à entrada da Venezuela no bloco. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (23) em Kazan, na Rússia.

De acordo com o presidente russo, a Venezuela compartilha “princípios fundamentais” com os países membros do bloco de economias emergentes, como a rejeição ao uso de abordagens neocoloniais e à interferência nos assuntos internos dos Estados.

“Sei que nossos amigos venezuelanos compartilham os valores e princípios centrais em que se baseiam as atividades do Brics: respeito pelos interesses legítimos e soberania de cada nação, escolha soberana dos Estados e povos, e cooperação mutuamente benéfica, honesta e igualitária. Apoiamos o desejo da Venezuela de participar do Brics”, afirmou Putin.

Por sua vez, Maduro destacou que a Venezuela está pronta para fortalecer os laços com a Rússia e outros países do Brics. “Estamos orgulhosos de que vocês sejam nossos amigos, que a Rússia seja amiga da Venezuela, e estamos prontos para continuar avançando”, disse o presidente venezuelano.

Maduro também enviou uma mensagem à comunidade internacional em meio às críticas e à pressão sobre as eleições presidenciais na Venezuela, que ainda geram incertezas sobre a legitimidade de sua reeleição.

“Ontem, conseguimos pousar aqui em Kazan, e eu disse: ‘Chegamos, estamos de pé, estamos intactos e vencemos. O povo da Venezuela venceu’”, declarou o sucessor de Hugo Chávez.

Foto: Kremlin/ Reprodução