SMTT supera meta e 446 táxis já foram vistoriados em Feira

A meta foi batida e 446 táxis da frota de Feira de Santana já foram vistoriados. O dado da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) revela eficiência na inspeção anual e obrigatória.

Segundo o secretário da pasta, Sérgio Carneiro, a estimativa era de somente 390 autorizatários do Sistema de Transporte Individual de Passageiros por Táxi (STIP) comparecerem no primeiro mês. 

“Inicialmente houve uma leve dificuldade dos motoristas de táxis na entrega da documentação via protocolo digital. Mas rapidamente sanamos as dúvidas da categoria”, afirma o titular da pasta, acrescentando que “táxi vistoriado é sinônimo de segurança e qualidade do serviço ao passageiro”.

O prazo para comparecimento na vistoria vai até o dia 20 de dezembro. Este ano a fiscalização é realizada em dias úteis na rua Tupinambá, S/N, bairro São João, na garagem da SOMA (Superintendência de Operações e Manutenção) entre 9h e 11h30 e das 14h às 16h30.

Durante a inspeção são verificados instalações elétricas, frenagem, chaparia, pintura, estofado, entre outros itens de segurança.

O chefe de Concessões e Permissões, Ivan das Mercês Alves, lembra que o taxista precisa retirar o DAM (Documento de Arrecadação Municipal) – na Divisão de Concessões e Permissões da SMTT – para pagamento da taxa antes de levar o veículo para ser fiscalizado. “O táxi somente será vistoriado após a apresentação do boleto quitado”, explica.

“Seguiremos rigorosamente a determinação do prefeito Colbert Filho em otimizar a fiscalização para os 1.350 táxis cadastrados pela Prefeitura de Feira”, salienta Ivan.

DOCUMENTAÇÃO

Os taxistas devem entregar a documentação por meio de protocolo digital no endereço eletrônico: https://feiradesantana.1doc.com.br. 

Os documentos exigidos, frente e verso, são: CRV/DUT (Certificado de Registro de Veículo); CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo); Antecedentes Criminais (emitido pela emitido pela SSP-BA); documento oficial com foto do autorizatário (caso não seja o condutor); título de eleitor; comprovante de residência atual; certificado de aferição do taxímetro/Ibametro 2023; inspeção GNV (se for o caso); comprovante de pagamento do DAM referente a taxa de vistoria 2023.

Ao condutor auxiliar é exigido CNH (categoria B), título de eleitor, comprovante de residência (atual) e Antecedentes Criminais (emitido pela SSP-BA).

Vale ressaltar que os táxis aprovados terão até 30 dias para aquisição do selo sob pena de terem a vistoria anulada.

Foto: Reginaldo Cavalcante