Trump assume presidência dos EUA nesta segunda; veja detalhes da cerimônia

Nesta segunda-feira (20), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, de 78 anos, tomará posse para seu segundo mandato de quatro anos, tornando-se o 47º presidente do país. No entanto, este será o último governo de Trump, pois a Constituição dos EUA proíbe que uma pessoa ocupe a presidência por mais de dois mandatos. Em seu último compromisso oficial como presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden recebeu nesta manhã Donald Trump na Casa Branca. A primeira-dama Jill Biden e a primeira-dama Melania Trump também participaram do encontro. 

A cerimônia de posse começa com o juramento de Trump às 12h, horário local (14h em Brasília), conforme a 20ª Emenda da Constituição americana. Entre as figuras da política americana que chegaram ao local estão Rudy Giuliani, ex-procurador-geral-associado dos EUA, Tulsi Gabbardi, escolhida para diretoria da Inteligência Nacional, e Robert F. Kennedy Jr., que será o secretário de Saúde do país. Além deles ex-presidentes como Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton comparecem à cerimônia. O blionário Elon Musk, que assumirá cargo de conselheiro no novo Departamento de Eficiência Governamental do governo está presente. O evento teve início com Christopher Macchio, cantor tenor de Nova York, cantando o hino dos Estados Unidos. 

Após esse encontro, Trump e Biden seguirão em “The Beast” — o carro blindado da presidência — para o Capitólio, sede do Congresso dos EUA. Tradicionalmente, o presidente em exercício acompanha o novo presidente até o Capitólio para a posse, simbolizando a transição pacífica de poder. No entanto, Trump não se reuniu com Biden durante a posse deste, em 2021.

Devido às condições climáticas extremas, a tradicional cerimônia de posse ao ar livre será realizada dentro do Capitólio. A última vez que isso ocorreu foi em 1985, quando Ronald Reagan assumiu seu segundo mandato. O evento será mais intimista, pois ocorrerá na Rotunda do Capitólio, uma área circular no centro do edifício. A mudança no local resultará em um público reduzido, bem abaixo da quantidade de pessoas que normalmente comparece ao National Mall, onde a posse presidencial costuma ser celebrada ao ar livre. Este ano, aproximadamente 250 mil pessoas estão com ingressos para a cerimônia no espaço aberto.

Em mensagem enviada ao republicano nesta segunda-feira (20), o Papa Francisco disse esperar que não haja espaço para ódio, discriminação e exclusão durante a presidência dele. “Espero que os americanos prosperem e que sempre se esforcem para construir uma sociedade mais justa, onde não haja espaço para ódio, discriminação ou exclusão”, diz trecho da mensagem.

Foto: Reprodução/ Redes Sociais